Pronunciamento de Josaphat Marinho em 21/08/1996
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM PELO FALECIMENTO DO SR. OSVALDO VELOSO GORDILHO, QUE EXERCEU MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL NA BAHIA E FOI PREFEITO EM SALVADOR.
- Autor
- Josaphat Marinho (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Josaphat Ramos Marinho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM PELO FALECIMENTO DO SR. OSVALDO VELOSO GORDILHO, QUE EXERCEU MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL NA BAHIA E FOI PREFEITO EM SALVADOR.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/08/1996 - Página 14701
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, OSVALDO VELOSO GORDILHO, EX-DEPUTADO, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DA BAHIA (BA), PESAMES, FAMILIA.
O SR. JOSAPHAT MARINHO (PFL-BA. Para encaminhar a votação.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Dr. Osvaldo Veloso Gordilho, que faleceu há dois dias, em Salvador, era Bacharel em Direito e foi Promotor e Advogado. Desenvolveu também larga atividade como Professor e, inclusive, dirigiu fundação de ensino técnico na Bahia.
Ingressou na política em 1945 e foi Deputado à Assembléia Constituinte do Estado em 1947. Tive a honra de ser seu companheiro naquela Assembléia, onde desenvolveu ação relevante. Era integrante da Bancada do PSD, homem moderado, porém muito firme na sua posição política. Depois, foi Prefeito da Capital, quando desenvolveu marcante atividade administrativa.
Filho de tradicional família baiana, era geralmente estimado e muito zeloso da presença e da atividade em todas as instituições de que participava, como a Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Já com a saúde abalada, era, entretanto, constante às reuniões dessa instituição, a que emprestava a sua colaboração, de modo particular pelos estudos do Direito Comercial, que ensinou por longos anos.
Tinha, entre outras manifestações de estímulo e agrado, a presença, na vida pública, como Advogado ilustre, de seu filho Pedro Gordilho, que foi membro do Tribunal Superior Eleitoral.
No momento em que falece, a Bancada baiana, por meu intermédio, presta-lhe um tributo de saudade, assinalando os bons serviços dispensados à sua terra. Pessoalmente, quero deixar um voto de saudade pelas relações de cordialidade que com ele mantive e conservei até sua morte, recentíssima.
Assim, mediante o requerimento apresentado à Mesa, requeremos as manifestações de pesar naquele documento mencionadas.
O SR. BERNARDO CABRAL - Srª Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação.
A SRª PRESIDENTE (Emilia Fernandes) - Tem V. Exª a palavra.