Discurso no Senado Federal

MANIFESTO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM DEFESA DA PEQUENA E MICROEMPRESA.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • MANIFESTO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM DEFESA DA PEQUENA E MICROEMPRESA.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/1996 - Página 15013
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • NOTA OFICIAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), APOIO, TRAMITAÇÃO, LEGISLATIVO, PROJETO DE LEI, CONCESSÃO, BENEFICIO FISCAL, PEQUENA EMPRESA, MICROEMPRESA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, GOVERNO ESTADUAL, DISTRITO FEDERAL (DF), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), BELO HORIZONTE (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de ler um manifesto oficial do Partido dos Trabalhadores, assinado pelos seus Líderes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, pelo seu Presidente e pelo Deputado José Machado, representante do PT na Frente Parlamentar da Pequena e Microempresa.

      "Ao contrário do caminho trilhado pelo governo brasileiro, vários países em todo o mundo adotam o incentivo à pequena e microempresa como solução eficaz na geração de empregos e distribuição de renda. Na Europa, por exemplo, a opção não se restringe às cidades. Os condomínios rurais são as microempresas associativas, congregando pequenos produtores que, unidos, tornam-se fortes e competem no mercado em igualdade de condições.

      A crise econômica brasileira atinge os setores da sociedade de forma diferenciada. Para banqueiros e ruralistas, ela é até benéfica, na medida em que gozam de privilégios oficiais. Mas os pequenos e microempresários que tentam continuar produzindo enfrentam taxas extorsivas de juros, abertura indiscriminada do mercado interno - que permite uma competição internacional predatória - e uma sobrevalorização da moeda que dificulta enormemente a colocação dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.

      Essa situação não permite a indiferença. O PT, fiel a seus compromissos com o desenvolvimento econômico do País e com o bem-estar da maioria do povo, preocupado em dar respostas imediatas à crise, manifesta seu apoio aos projetos em tramitação no Congresso Nacional que estabelecem tratamento diferenciado para as pequenas e microempresas. Essa tomada de posição deriva da compreensão de que as pequenas e microempresas são o setor que efetivamente gera empregos. Elas representam 93% dos negócios instalados no País, fornecem mais da metade dos empregos do Brasil e asseguram dois quintos da produção nacional.

      O compromisso do PT com os pequenos e microempresários não se limita ao apoio às iniciativas legislativas ora em tramitação. As administrações petistas têm tomado iniciativas concretas de apoio ao setor. É o caso do Projeto BRB-Trabalho, em Brasília, da Instituição Comunitária de Crédito (Portosol), em Porto Alegre, e do Programa de Fomento para Pequenos Negócios (Propen), no Espírito Santo. Também nesse rumo estão a Incubadora Tecnológica e a Incubadora Empresarial, em Porto Alegre e Belo Horizonte.

      As pequenas e microempresas são vitais para o equilíbrio da sociedade. O PT entende que o tratamento diferenciado pode reativar esse segmento da economia. O novo Estatuto é fundamental e, aliado ao projeto como os já desenvolvidos por administrações petistas, pode provocar a reativação de mercados paralisados e a ampliação do volume do programa de empregos em todos os setores da sociedade."

Assinam o documento o Senador José Eduardo Dutra, Líder do PT no Senado Federal; Deputada Sandra Starling, Líder do PT na Câmara dos Deputados; José Dirceu de Oliveira, Presidente Nacional do PT; Deputado José Machado, representante do PT na Frente Parlamentar da Pequena e Microempresa. Este manifesto foi entregue aos coordenadores do Seminário que está sendo realizado na Câmara dos Deputados sobre pequenas e microempresas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/1996 - Página 15013