Pronunciamento de Valmir Campelo em 10/09/1996
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM PELO CINQUENTENARIO DA FENAJ - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS.
- Autor
- Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM PELO CINQUENTENARIO DA FENAJ - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/09/1996 - Página 15621
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS, ELOGIO, ATUAÇÃO, DEFESA, DEMOCRACIA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DIREITOS, CATEGORIA PROFISSIONAL, MELHORIA, ENSINO, COMUNICAÇÃO SOCIAL.
O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Sr. Presidente da Fenaj, Srªs e Srs. Diretores da Fenaj, a Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais - Fenaj está completando, neste mês de setembro, 50 anos de existência.
Indiscutivelmente, Sr. Presidente, a Fenaj constitui hoje uma das mais importantes entidades de classe deste País.
Baluarte histórico nas lutas pela democracia, defensora intransigente da liberdade de expressão, a Fenaj chega aos 50 anos com uma alentada folha de bons serviços prestados à Nação brasileira.
Em plena "Era da Informação", a Fenaj tem a importante missão de coordenar, entre nós, o processo de definição do papel do jornalista em um mundo sem fronteiras, cada vez mais próximo da "aldeia global" profetizada por MacLhuan, onde a comunicação, inegavelmente, assumiu dimensões estratégicas.
Sem descuidar das questões sindicais, a Fenaj tem-se notabilizado, nos últimos anos, pela oportuna e intensa discussão acerca da responsabilidade social dos jornalistas, bem como o seu necessário engajamento no movimento pela democratização das comunicações no Brasil.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como Jornalista que também sou, formado pela Universidade de Brasília, ao enaltecer a atuação da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais pelos seus profícuos 50 anos de atuação, cumpre-me destacar a importância da sua participação no longo e sofrido processo de restabelecimento da Democracia e do Estado de Direito em nosso País.
Destaco, ainda, a incansável luta da Fenaj em prol dos direitos da classe, bem como os seus esforços pela melhoria do ensino de Comunicação Social em nossas universidades.
Parabenizo a Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais pela sua independência, pelo seu compromisso quase que obsessivo com as liberdades democráticas, pela sua profunda preocupação com o bem-estar do nosso povo, pelo denodo, pela integridade e pela dedicação com que defende os seus representados e, finalmente, pela inegável lição de amor ao Brasil que vem dando à sociedade brasileira, ao longo desse meio século de existência.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.