Discurso no Senado Federal

SOLIDARIZANDO-SE COM O PRONUNCIAMENTO DO SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES SOBRE ATO DE VIOLENCIA PRATICADO PELO PREFEITO DE LAGARTO-SE, CONTRA O DEFENSOR PUBLICO DO ESTADO.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • SOLIDARIZANDO-SE COM O PRONUNCIAMENTO DO SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES SOBRE ATO DE VIOLENCIA PRATICADO PELO PREFEITO DE LAGARTO-SE, CONTRA O DEFENSOR PUBLICO DO ESTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/1996 - Página 15668
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEFENSOR PUBLICO, VITIMA, AGRESSÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, LAGARTO (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), NECESSIDADE, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, PREVENÇÃO, VIOLENCIA, ELEIÇÕES.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, pedi a palavra para me somar ao pronunciamento do Senador Antonio Carlos Valadares, expressar a minha irrestrita solidariedade ao advogado Jorge Fraga e registrar que fatos como esse não são inéditos em Lagarto. Por diversas vezes, o Prefeito de Lagarto, José Raymundo Ribeiro, mais conhecido como Cabo Zé - ele não é policial, mas V. Exªs podem imaginar a origem do apelido - tem dado demonstrações de profundo desequilíbrio. Não é a primeira vez que ele comanda agressões políticas no Município de Lagarto. A primeira foi uma agressão ao companheiro Juquinha, membro da Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, quando, há 2 anos, ele mandou que seus jagunços agredissem fisicamente esse nosso companheiro. Depois, durante uma passeata de professores do Município de Lagarto, que lutavam contra o pagamento de um salário de R$30,00 por mês, mais uma vez, o Prefeito de Lagarto mandou os seus jagunços agredirem diversos professores e professoras. Não satisfeito com a ação de seus jagunços, fez a agressão pessoalmente ao advogado Jorge Fraga.

Queremos exigir um posicionamento do Governador do Estado, Albano Franco, que inclusive é amigo e compadre do Prefeito de Lagarto, no sentido de tomar providências para que fatos como esse não se repitam. Nós vamos acompanhar o desenrolar do pedido do Deputado Jerônimo Reis, no sentido de obter a garantia da presença de tropas federais nas eleições de Lagarto, sob o risco de aquele Município, que é o segundo colégio eleitoral do Estado de Sergipe, ter suas eleições profundamente prejudicadas em função da ação de um prefeito desequilibrado.

Por isso, Sr. Presidente, mais uma vez, queríamos registrar a posição da Bancada do Partido dos Trabalhadores de total solidariedade ao advogado Jorge Fraga e ao Deputado Federal Jerônimo Reis.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/1996 - Página 15668