Pronunciamento de Silva Júnior em 12/09/1996
Discurso no Senado Federal
PROPOSITO DE S.EXA. NO MOMENTO EM QUE ASSUME O MANDATO SENATORIAL.
- Autor
- Silva Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: José Carlos da Silva Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- PROPOSITO DE S.EXA. NO MOMENTO EM QUE ASSUME O MANDATO SENATORIAL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/09/1996 - Página 16083
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- COMENTARIO, VONTADE, ATUAÇÃO, ORADOR, SENADO, OPORTUNIDADE, SUBSTITUIÇÃO, RONALDO CUNHA LIMA, SENADOR, LUTA, DEFESA, ECONOMIA NACIONAL, REALIZAÇÃO, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, COMBATE, EXISTENCIA, DESEQUILIBRIO, AMBITO REGIONAL, ATENÇÃO, POLITICA FUNDIARIA, BRASIL.
O SR. SILVA JÚNIOR (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso. ) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, honra e responsabilidade tomam este instante de minha vida pública. Uma, por assumir a cadeira de Senador como representante do Estado da Paraíba; outra, pelas circunstâncias políticas que a conjuntura nacional revela. Por ambos os motivos e por substituir neste cargo o Senador Ronaldo Cunha Lima, dileto amigo e político de inexcedíveis virtudes, envidarei esforços para, neste curto lapso de tempo, continuar a sua luta na defesa do federalismo solidário e do soerguimento da economia.
Entendo a transitoriedade do exercício do cargo mas não posso esquivar-me ao júbilo que é ter assento no Congresso Nacional, ao lado de companheiros como os Senadores Humberto Lucena e Ney Suassuna, e dos Deputados Federais que integram a representação do Estado da Paraíba. Dividirei com os meus novos Pares, ínclitos representantes dos demais Estados brasileiros e do Distrito Federal, a minha experiência como agente econômico. Nesta variante é salutar a defesa da economia nacional, sem prejuízo do efeito globalizante que norteia as atuais relações econômicas internacionais.
Chego ao Senado Federal como representante do Estado da Paraíba pela definição constitucional desta Casa, mas chego também como integrante, partícipe e, notadamente, fiel seguidor do PMDB, Partido a que pertenço.
A Paraíba, de uma forma particular, merece a atenção das autoridades governamentais, seja como destino de investimentos nacionais ou estrangeiros que buscam o Brasil, seja como reconhecimento à política de equilíbrio que os governos do PMDB, nos últimos cinco anos, levaram adiante, tornando o Estado viável sob a visão da governabilidade, já agora sob o comando do Governador José Maranhão.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta Casa aportam projetos de importância singular para a Nação. Reforma como a previdenciária, que já passou pela Câmara dos Deputados, e o projeto de lei que trata das isenções fiscais pelos Estados-Membros suscitam calorosos e sempre expeditos debates, ao passo que reclamam nossa atenção e inteligência. Buscarei integrar-me aos que se preocupam com questões desse porte.
A economia nacional vive um cenário propício à unidade das observações. Conseguimos a tão sonhada estabilidade com o fim da cultura inflacionária, porém necessitamos debelar as mazelas sociais que ainda assolam grande parte da nossa Nação. São questões insistentes: desequilíbrios regionais, política fundiária, gestão pública. Nada, entretanto, que a capacidade dos representantes do povo não possa superar.
A experiência que neste momento inicio será deveras pertinente para a minha formação de cidadão. Daí os meus sinceros agradecimentos à acolhida que aqui tenho recebido dos Srs. Senadores e servidores desta Casa.
Trago a visão e a experiência de empresário, bem assim a experiência e a sensibilidade de quem, na condição de Vice-Governador do Estado da Paraíba, ocupou, por diversas vezes, o cargo de Governador. É com isto que eu espero contribuir para a minha Pátria. Muito obrigado. (Palmas)
O SR. PRESIDENTE (Ney Suassuna) - A Mesa congratula-se com V. Exª e deseja sucesso no seu mandato.