Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO EX-PRESIDENTE ERNESTO GEISEL. DECLARANDO-SE SUBSCRITOR DO REQUERIMENTO 940/96.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO EX-PRESIDENTE ERNESTO GEISEL. DECLARANDO-SE SUBSCRITOR DO REQUERIMENTO 940/96.
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/1996 - Página 16116
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, ORADOR, SUBSCRIÇÃO, REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM POSTUMA, ERNESTO GEISEL, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero subscrever esse requerimento, como representante do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Brasil perde um dos seus grandes vultos, o ex-Presidente Ernesto Geisel. Quero subscrever esse requerimento com muita honra, embora profundamente consternado.

Ernesto Geisel foi um grande Presidente da República para Mato Grosso do Sul. Foi na sua gestão, como Presidente da República que o nosso Estado teve um grande surto de desenvolvimento, o então Estado de Mato Grosso, através de dois programas fundamentais. Invoco, aqui, o testemunho do nobre Senador Jonas Pinheiro. Refiro-me ao Prodegran - Programa Especial de Desenvolvimento da Região da Grande Dourados, que possibilitou o incremento e o avanço da agricultura naquela grande região, do então Estado de Mato Grosso.

Outro grande programa que também devemos ao Presidente Ernesto Geisel é o Polocentro, do qual V. Exª, Senador Jonas Pinheiro, foi um dos artífices e participantes, sendo, à época, dedicado servidor do Estado de Mato Grosso. Esse programa foi a redenção do cerrado, tornando agricultável uma grande parte do território do nosso Estado.

Por fim, Ernesto Geisel foi o Presidente da República que não só determinou os estudos, mas também assinou a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1978.

Portanto, ao deixar aqui patenteado, em nome do meu Estado, a manifestação do nosso profundo pesar, quero escrever meu nome embaixo desse requerimento e, na sessão especial, desejo voltar ao assunto para continuar prestando a homenagem que o extinto Presidente Ernesto Geisel merece, não só por parte de Mato Grosso do Sul, mas de todos os brasileiros.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/1996 - Página 16116