Pronunciamento de Valmir Campelo em 12/09/1996
Discurso no Senado Federal
ENCAMINHAMENTO A MESA DE REQUERIMENTO DE AUTORIA DE S.EXA., SOLICITANDO A RETIRADA DE SUA ASSINATURA DE APOIAMENTO A PEC 34/96, POR ENTENDE-LA PREJUDICIAL E NOCIVA AOS APOSENTADOS.
- Autor
- Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- ENCAMINHAMENTO A MESA DE REQUERIMENTO DE AUTORIA DE S.EXA., SOLICITANDO A RETIRADA DE SUA ASSINATURA DE APOIAMENTO A PEC 34/96, POR ENTENDE-LA PREJUDICIAL E NOCIVA AOS APOSENTADOS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/09/1996 - Página 16099
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, RETIRADA, ASSINATURA, APOIAMENTO, TRAMITAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, POSSIBILIDADE, PROVOCAÇÃO, PREJUIZO, PENSIONISTA.
O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a minha atuação parlamentar é marcada pelo trabalho social que tenho desenvolvido aqui nesta Casa e também na Câmara dos Deputados.
Na Assembléia Nacional Constituinte, tive a satisfação de lutar pela causa dos idosos e de ver aprovado dispositivo de minha autoria, garantindo a revisão das aposentadorias e pensões no prazo de 180 dias da promulgação da Constituição.
Também fui um dos ardorosos defensores do décimo terceiro salário para o aposentado e para o pensionista, bem como da adoção de critérios de cálculos dos benefícios de forma que preservassem os valores reais da remuneração do trabalhador que passasse para a inatividade.
Também já perdi a conta dos discursos que fiz aqui neste plenário, clamando por soluções, diante das dificuldades enfrentadas pelo idoso que, na maioria das vezes, vive discriminado perante a sociedade e até mesmo ignorado pelo serviço público que não reconhece o seu passado de trabalho árduo e honesto e tampouco faz algo para amenizar o seu sofrimento.
Sempre pensei assim, sempre defendi salários condignos para o trabalhador inativo. Tenho, também, absoluta convicção de que é assim que deve ser, pois os aposentados, já idosos, de quem muitas vezes a sociedade faz pouco caso, são as pessoas responsáveis pela construção do mundo que atualmente nos abriga.
Com essa convicção e certeza, não podemos fechar os olhos ao sofrimento dos idosos e recusarmos a lutar pela continuidade de sua existência, de forma a garantir-lhes uma renda no mínimo compatível com aquela que antes auferiam na atividade.
Diante disso, Sr. Presidente, estou encaminhando à Mesa requerimento de minha autoria, solicitando a retirada de minha assinatura de apoiamento à PEC 034/96, por entender que essa proposição não deve tramitar, haja vista ser prejudicial e nociva àquelas pessoas a quem devemos o progresso atual, cujo salário antes de pensar em diminuir, temos que lutar pela sua preservação.
Muito Obrigado, Sr. Presidente.