Pronunciamento de Valmir Campelo em 19/09/1996
Discurso no Senado Federal
COMENTARIOS SOBRE O ANUNCIADO 'PACOTE HABITACIONAL' DO GOVERNO FEDERAL. DEFICIT HABITACIONAL BRASILEIRO.
- Autor
- Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA HABITACIONAL.:
- COMENTARIOS SOBRE O ANUNCIADO 'PACOTE HABITACIONAL' DO GOVERNO FEDERAL. DEFICIT HABITACIONAL BRASILEIRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/09/1996 - Página 16330
- Assunto
- Outros > POLITICA HABITACIONAL.
- Indexação
-
- ANALISE, APOIO, NORMAS, GOVERNO, ALTERAÇÃO, SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH), PUBLICAÇÃO, IMPRENSA.
- CRITICA, INJUSTIÇA, CRITERIOS, REGULARIZAÇÃO, CONTRATO, BENEFICIO, TERCEIROS, NECESSIDADE, RETOMADA, INVESTIMENTO, SETOR, HABITAÇÃO.
- APREENSÃO, DEFICIT, HABITAÇÃO, BRASIL, REDUÇÃO, PARTICIPAÇÃO, GOVERNO, SETOR, ESPECIFICAÇÃO, NECESSIDADE, CLASSE MEDIA.
- OPOSIÇÃO, EXIGENCIA, REGULARIZAÇÃO, TRANSFERENCIA, CONTRATO.
O Sr. Valmir Campelo - Fico muito feliz e me sinto muito orgulhoso de ser citado no pronunciamento de V. Exª. Eu queria parabenizá-lo por mais uma abordagem de suma importância que V. Exª traz ao Plenário do Senado Federal. V. Exª tem sido um defensor da soberania da Amazônia, do Norte como um todo, do nosso País. Hoje, V. Exª se refere a uma outra questão: o problema da favelas, o inchaço que provocam nas grandes cidades. Realmente, preocupamo-nos muito com essa migração desenfreada para os grandes centros. Preocupa-me, por exemplo, o Projeto de Renda Mínima, apresentado pelo Senador Eduardo Suplicy. Aquele segundo o qual se a criança estiver estudando, o seu pai receberá um salário mínimo. Propus que discutíssemos bem a matéria e que verificássemos se essa proposta não seria mais conveniente para as cidades de até um certo número de habitantes, cidades menores. Caso contrário, teremos uma migração desenfreada para os grandes centros urbanos. Teríamos de dar condições às populações das cidades menores, não apenas beneficiando com um salário mínimo aquele pai desempregado e que mantém os seus filhos na escola; o Governo deveria intervir garantindo saúde, educação e segurança, fazendo com que o cidadão permanecesse no seu Estado de origem, na sua cidade pequena, na zona rural de seu Município. Vejo a constante preocupação de V. Exª com o seu Estado, principalmente no que diz respeito ao problema das favelas, da falta de saneamento. Logo mais, vou abordar neste plenário o problema habitacional do nosso País. Tive a oportunidade de apresentar um projeto na semana passada a esse respeito e, agora, provavelmente o Governo baixará uma medida provisória. V. Exª, portanto, está de parabéns mais uma vez Senador Bernardo Cabral, pela sua inteligência, pela sua competência, V. Exª tem sido um defensor firme, corajoso do seu Estado. Parabéns pelas luzes que V. Exª traz ao Senado Federal. Muito obrigado.