Discurso no Senado Federal

CONCLUSÃO DA PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO, NA BR 135, LIGANDO OS MUNICIPIOS DE JANUARIA E MARIA DA CRUZ.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • CONCLUSÃO DA PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO, NA BR 135, LIGANDO OS MUNICIPIOS DE JANUARIA E MARIA DA CRUZ.
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/1996 - Página 16261
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • APROVAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIZAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), OPERAÇÃO FINANCEIRA, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (BNB), CONCLUSÃO, CONSTRUÇÃO, PONTE, RIO SÃO FRANCISCO, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, JANUARIA (MG), MARIA DA CRUZ, MELHORIA, TRANSPORTE, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DE GOIAS (GO), DISTRITO FEDERAL (DF), DESENVOLVIMENTO, TURISMO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, afinal, diligencia-se através do Senado, com o nosso apoio e o nosso voto, a conclusão das obras de construção da ponte sobre o rio São Francisco, na BR-135, ligando os municípios de Januária e Maria da Cruz.

O Senado acaba de aprovar na Comissão de Assuntos Econômicos, com o nosso parecer, e agora, no plenário da Casa, o Projeto de Resolução que autoriza o Governo do Estado de Minas Gerais a contratar operação de crédito junto ao Banco do Nordeste, no valor de até 3,6 milhões de reais, para a conclusão dos trabalhos da ponte.

Trata-se de uma obra que sempre fez parte dos sonhos dos mineiros da região e de Minas e que, finalmente, será concluída dentro de pouco tempo.

Como é a região onde nasci para a vida pública, é natural que nesta hora manifeste da tribuna do Senado a minha alegria e a minha emoção. À terra, ao seu povo e aos seus líderes que me fizeram deputado federal por quatro mandatos sucessivos, Governador de Minas e Senador da República, quero transmitir o toque mais profundo do meu sentimento pela obra, impressionante e bela, que, sem demora, será inaugurada.

Uma palavra de aplauso a todos aqueles, líderes políticos e comunitários, deputados estaduais e federais, Governos de Minas e do País, empresários, técnicos e trabalhadores, que edificaram esse monumento que fará de Januária e da região um centro importante da vida econômica, social e política de Minas e do Brasil.

A obra, cujo custo total está orçado em R$ 18 milhões, terá um mil e 54 metros de extensão e 12 metros e 40 centímetros de largura, sendo uma das maiores existentes sobre o rio São Francisco.

Integrante do plano rodoviário de Minas Gerais, a ponte fará a ligação das margens do rio São Francisco através da BR-135, até agora feita através de balsas.

Pela ponte passarão, diariamente, cerca de 700 veículos, permitindo de forma mais ágil e segura o acesso de pessoas e produtos do norte mineiro ao sul da Bahia, Goiás e Distrito Federal.

A ponte permitirá também o desenvolvimento da potencialidade turística da região, com a exploração de suas praias fluviais, balneários ribeirinhos, sítios arqueológicos, monumentos históricos, festas típicas, artesanato e outras manifestações populares.

Além da atividade turística, a operação da ponte possibilitará a geração de emprego e de renda, decorrentes do desenvolvimento das atividades produtivas da região, minimizando as desigualdades sociais e estimulando o desenvolvimento regional.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/1996 - Página 16261