Discurso no Senado Federal

QUINTO ENCONTRO IBAE/SER - INSTITUTO BRASILEIRO DE ASSUNTOS ESTRATEGICOS/SEGURIDADE ESTRATEGICA REGIONAL (ARGENTINA), REALIZADO EM BRASILIA, NOS DIAS 2 E 3 DO CORRENTE.

Autor
Romeu Tuma (PSL - Partido Social Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • QUINTO ENCONTRO IBAE/SER - INSTITUTO BRASILEIRO DE ASSUNTOS ESTRATEGICOS/SEGURIDADE ESTRATEGICA REGIONAL (ARGENTINA), REALIZADO EM BRASILIA, NOS DIAS 2 E 3 DO CORRENTE.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/1996 - Página 16319
Assunto
Outros > MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, ORGÃO PUBLICO, SEGURANÇA PUBLICA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, DEBATE, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), COOPERAÇÃO, SEGURANÇA, CRIME ORGANIZADO, TERRORISMO, DESENVOLVIMENTO, PESQUISA TECNOLOGICA, PRODUÇÃO, COMERCIO, MATERIAL, DEFESA.

O SR. ROMEU TUMA (PL-SP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para comunicar que nos dias 2 e 3 deste mês, aqui em Brasília, foi realizado o 5º Encontro IBAE/SER. Os encontros entre o IBAE - Instituto Brasileiro de Assuntos Estratégicos, do qual sou Presidente, e o SER - Seguridad Estratégica Regional, que corresponde ao IBAE na Argentina, vêm ocorrendo regularmente todos os anos entre brasileiros e argentinos.

Em 1995, estive participando do 4º Encontro IBAE/SER, em Buenos Aires, a convite do Senado da República Argentina e representando a Presidência desta Casa. Naquela ocasião os temas apreciados pelos grupos de trabalho giraram em torno do "controle e fiscalização dos órgãos e atividades de segurança interna e de inteligência".

Neste quinto encontro, encerrado a semana passada, elegemos três temas da Pauta IBAE/SER e que foram:

- Mercosul e Segurança Regional, onde o primeiro grupo de trabalho Brasil/Argentina debateu políticas de cooperação, em razão do ambiente de afinidades criado pela institucionalização do próprio Mercosul, com ênfase para a segurança do cone sul e as atividades nuclear e espacial, respeitados os acordos já existentes entre os dois governos nessas áreas.

- Crime Organizado e Terrorismo, onde o segundo grupo de trabalho bilateral debateu propostas de ação conjunta para enfrentar e combater estes dois inimigos da sociedade moderna. O Departamento de Polícia Federal brasileiro contribuiu decisivamente para este debate, através da participação dos delegados, doutores Marco Antonio Cavaleiro e Getúlio Bezerra Santos. E, como último tema, o terceiro grupo de trabalho debateu, não só o papel das Indústrias de Material de Defesa do Brasil e da Argentina na Autonomia da Segurança Regional, como também as perspectivas de parcerias nos setores do desenvolvimento científico-tecnológico e nos setores da produção e comercialização desse material de defesa.

Devo destacar que a delegação argentina, chefiada pelo Senador Eduardo Pedro Vaca, presidente da Comissão de Defesa do Senado argentino, contando com a presença de 29 membros entre civis e militares, teve uma participação extremamente rica e estimulante em todas as fases dos trabalhos deste 5º Encontro IBAE/SER, que pela primeira vez ocorre em Brasília.

Como membro desta Casa e presidente do Instituto Brasileiro de Assuntos Estratégicos, peço permissão à Mesa e aos meus pares para registrar, envaidecido, a brilhante participação do Senador Jarbas Passarinho nos dois dias em que se realizou este encontro. Além do Senador Passarinho e deste orador, mais 40 pessoas, entre civis e militares, integraram a equipe brasileira presente ao encontro.

O próximo IBAE/SER irá realizar-se em Buenos Aires no ano que vem, dando prosseguimento à pauta de Assuntos Estratégicos que o Instituto Brasileiro de Assuntos Estratégicos e o Seguridad Estratégica Regional organizaram, face aos desafios que a globalização total, as integrações regionais e o desenvolvimento de cada país - e suas respectivas variáveis - impõem a cada um de nós, como cidadão e como membro do Estado.

Esses encontros buscam comprovar que estamos, particularmente os países que compõem o Mercosul, diante, muito mais, de um conjunto de oportunidades, do que de ameaças externas. Não há inimigo a enfrentar, mas sim uma busca de parceiros. E é nesse sentido, considerando o conjunto de oportunidades e a busca de parceiros, que, como brasileiro, como representante de meu Estado aqui, no Senado, e como Presidente do Instituto Brasileiro de Assuntos Estratégicos, me sinto gratificado pela conclusão de mais este encontro e extremamente esperançoso pelo próximo.

Assim que eu receber o relatório em preparação pela Comissão Conjunta de Redação Final deste 5º Encontro IBAE/SER, com base nas conclusões dos três grupos de trabalho envolvidos com os temas dominantes nesse importante encontro bilateral, ele será encaminhado à Mesa do Senado e à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional desta Casa.

Era o que tinha a informar.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/1996 - Página 16319