Discurso no Senado Federal

DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO NO ESTADO DE RORAIMA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO NO ESTADO DE RORAIMA.
Aparteantes
Ernandes Amorim, Jefferson Peres.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/1996 - Página 4762
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, CRIME DE RESPONSABILIDADE, GOVERNADOR, PRESIDENTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • DENUNCIA, EMPREITEIRO, APOIO, GOVERNO, AUMENTO, FATURAMENTO, CONSTRUÇÃO, ESCOLA PUBLICA, HOSPITAL, RODOVIA, DESVIO, VERBA.
  • DENUNCIA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), PERSEGUIÇÃO, OPOSIÇÃO, PREFEITO, CONTROLE, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, AMEAÇA, ORADOR.
  • DENUNCIA, ISOLAMENTO, REGIÃO NORTE, DIFICULDADE, COMBATE, CORRUPÇÃO, ABANDONO, POPULAÇÃO, ECONOMIA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria, como Líder do PFL e como membro da Comissão de Orçamento, inclusive como Sub-Relator das áreas de Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, de comunicar à Casa, com muita satisfação, que, hoje, às 04h20min, foi encerrado o processo de votação dos destaques apresentados à proposta de Orçamento do Relator-Geral, Deputado Iberê Ferreira.

Faço questão de fazer essa comunicação, Sr. Presidente, porque entendo que o Congresso Nacional deve dar uma demonstração extrema de seriedade, de maturidade, de trabalho, na confecção da proposta orçamentária para 1996.

Tivemos o relatório do Deputado Federal Iberê Ferreira, Relator-Geral do Orçamento, aprovado na Comissão por unanimidade. Todos os partidos de todas as matizes ideológicas participaram da discussão, indicaram relatores e sub-relatores, participaram cristalinamente da confecção da proposta orçamentária. E, hoje, às 4h da manhã, foi coroado todo esse trabalho através da aprovação unânime desse relatório.

Registro, neste momento, a participação de todos os Parlamentares, de todos os técnicos da área de Orçamento do Senado e da Câmara e, sobretudo, registro a boa condução dos trabalhos, com competência e equilíbrio, do Senador Renan Calheiros, Presidente da Comissão de Orçamento, bem com do Deputado Federal Iberê Ferreira, Relator-Geral. Eles fizeram as ponderações, tiveram a paciência, o equilíbrio e o cuidado de fazer desta peça do Orçamento um trabalho cristalino, que engrandeceu o Congresso Nacional.

O Orçamento, que há pouco tempo foi palco de tantas denúncias, de tantas máculas para esta Casa, hoje, com esta aprovação, é um fato importante de revigoramento do trabalho orçamentário.

Por uma questão de justiça, por ter inclusive participado do trabalho e de estar orgulhoso desse resultado, faço esse registro, ressaltando as figuras do Senador Renan Calheiros, do PMDB, e do Deputado Federal Iberê Ferreira, do PFL, que conduziram, com maestria e seriedade, esse processo.

O Orçamento está aprovado na Comissão e deverá, na próxima semana, ir ao Congresso Nacional. Esperamos vê-lo logo aprovado para que efetivamente seja sancionado pelo Presidente e respeitado na sua execução, a fim de que tenhamos uma peça que ajude no desenvolvimento do nosso País.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/1996 - Página 4762