Discurso no Senado Federal

RELATO DO DESEMPENHO DO PDT NAS PRINCIPAIS CIDADES BRASILEIRAS, POR OCASIÃO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 3 DE OUTUBRO ULTIMO, DESTACADAMENTE NOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO AMAPA.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • RELATO DO DESEMPENHO DO PDT NAS PRINCIPAIS CIDADES BRASILEIRAS, POR OCASIÃO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 3 DE OUTUBRO ULTIMO, DESTACADAMENTE NOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO AMAPA.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/1996 - Página 16754
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ELEIÇÃO MUNICIPAL, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP).

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Para uma comunicação de liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aproveitar este espaço da liderança do PDT para fazer um breve relato a respeito do desempenho do PDT nas eleições no Amapá e no Brasil.

No Amapá, participamos das eleições em todos os municípios. Na Capital, o PDT ficou como segundo colocado. Infelizmente, ali não há 200 mil eleitores, e, portanto, não haverá segundo turno. O candidato do PFL se elegeu com 42% dos votos; o PDT ficou com 25%.

O nosso candidato Waldez Goes, numa coligação com o PT e com o PCdoB, contou com o apoio do Governador do Estado, João Alberto Capiberibe. Na verdade, esse desempenho coloca o PDT como um partido consolidado dentro do Estado do Amapá e projeta o nosso Deputado Estadual Waldez Goes como uma das lideranças que se fortalecem dentro do Estado.

Em alguns municípios, participamos ainda com a indicação de vice-prefeitos. Elegemos dois vice-prefeitos em Laranjal do Jari e em Porto Grande e elegemos o prefeito de Vitória do Jari, um dos municípios importantes do nosso Estado. Portanto, o PDT apresentou um crescimento a nível de Executivo, haja vista que não tínhamos nenhum prefeito eleito no Amapá. Agora temos um prefeito e dois vice-prefeitos.

Além disso, elegemos 15% do total de vereadores. Elegemos 25 vereadores do total de 158 eleitos em 16 municípios. Ainda participamos de coligações vitoriosas no Município de Santana, onde moro, em Marzagão e em Tartarugalzinho. Na verdade, esse resultado das eleições foi muito positivo para o nosso partido no Estado do Amapá.

Em nível de Brasil, quero cumprimentar e parabenizar o Prefeito eleito de Curitiba no primeiro turno, Cássio Taniguchi, e o Prefeito eleito de Porto Velho, Chiquilito Erse, que, também no primeiro turno - mesmo se houvesse o segundo seria da mesma forma -, teve um desempenho bem acima dos 50% e se elegeu.

Além disso, tivemos participações importantes no Rio de Janeiro, com Miro Teixeira; em São Paulo, com Francisco Rossi; e em Belo Horizonte, com a Senadora Júnia Marise, líder do PDT.

Participamos do segundo turno em três capitais: São Luís, Belém e João Pessoa. Em algumas delas certamente o PDT sairá vitorioso.

Este é o breve relato que queria fazer a respeito do processo eleitoral deste ano.

Considero bastante positiva a participação do PDT no processo, seja em nível nacional, seja em nível do meu Estado, e desejo aos eleitos no primeiro turno e aos candidatos que disputam o segundo muito sucesso, colocando-me à disposição dos companheiros do partido e de outros Prefeitos que queiram contar conosco no Senado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/1996 - Página 16754