Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÃO, AMANHÃ, DOS 19 ANOS DE CRIAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO, AMANHÃ, DOS 19 ANOS DE CRIAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/1996 - Página 16798
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, INICIATIVA, ERNESTO GEISEL, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DIVISÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), NECESSIDADE, POLITICA, GOVERNO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Como Líder, para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, trata-se de um registro de fundamental importância.

Amanhã, 11 de outubro, o Estado de Mato Grosso do Sul completará 19 nos de existência. Esse registro é importante na medida em que foi, sem dúvida alguma, o início de um processo de redivisão territorial do Estado que, podemos afirmar, deu certo.

Essa iniciativa coube ao então Presidente da República, de saudosa memória, Ernesto Geisel. Mato Grosso do Sul, que foi criado para ser um Estado modelo, desponta hoje na constelação da Federação brasileira como um Estado altamente promissor, de um potencial extraordinário. No entanto, aguarda ainda um programa de desenvolvimento regional que possa efetivamente explorar as suas riquezas, as suas potencialidades, como, por exemplo, o turismo do nosso tão decantado Pantanal.

Temos Dourados, capital econômica do Estado do Mato Grosso Sul, região eminentemente agrícola; Ponta Porã, fronteira com o Paraguai; temos o bolsão sul-mato-grossense, Paranaíba, Três Lagoas. Em suma, em Mato Grosso do Sul existe uma feliz conjugação entre a iniciativa privada e o Poder Público. No entanto - repito - o Estado necessita da injeção de recursos públicos para que efetivamente essa redivisão territorial possa dar os frutos que a Nação brasileira espera.

Sr. Presidente, faço esta manifestação porque entendo que a data não poderia passar em branco. Fica assim registrado o aniversário da divisão territorial do nosso Estado e o gesto de descortino político do então Presidente Ernesto Geisel. Antes, Mato Grosso não queria a divisão; hoje, tanto Mato Grosso quanto Mato Grosso do Sul saúdam o ato praticado no dia 11 de outubro de 1977 pelo Presidente Ernesto Geisel.

Era o que queria ficasse registrado nos Anais da Casa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/1996 - Página 16798