Discurso no Senado Federal

ELOGIOS A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA, QUE ACABA DE DIVULGAR O SEU PROJETO DE TRABALHO PARA O QUADRIENIO 1996/1999, PRETENDENDO REALÇAR O AVANÇO QUALITATIVO DE SEU ENSINO.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • ELOGIOS A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA, QUE ACABA DE DIVULGAR O SEU PROJETO DE TRABALHO PARA O QUADRIENIO 1996/1999, PRETENDENDO REALÇAR O AVANÇO QUALITATIVO DE SEU ENSINO.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/1996 - Página 16859
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • ELOGIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA (UFC), PLANEJAMENTO, ATUAÇÃO, OBJETIVO, VALORIZAÇÃO, QUALIDADE, ENSINO, PESQUISA, AMPLIAÇÃO, RELACIONAMENTO, SOCIEDADE, PRESERVAÇÃO, PROMOÇÃO, CULTURA, ESTADO DO CEARA (CE), DIFUSÃO, TECNOLOGIA, FORMAÇÃO, PARCERIA, INICIATIVA PRIVADA, INSERÇÃO, PROCESSO, GLOBALIZAÇÃO.

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Universidade Federal do Ceará acaba de divulgar o seu projeto de trabalho para o quadriênio 1996/1999, que pretende realçar um avanço qualitativo naquela instituição de ensino. É importante que uma universidade nordestina, situada num Estado que luta para alcançar o desenvolvimento, analise a realidade que a envolve e trace um plano estratégico para melhor cooperar e interagir com a sociedade.

O projeto engloba todo o trabalho de planejamento que está sendo colocado em prática para dotar a Universidade Federal do Ceará de um instrumento orientador que seja, a um só tempo, coerente e sistemático. O plano tem, ainda, a função de expor a professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes um elenco de ações que devem ser empreendidas para orientar e abrir os caminhos do futuro.

Os mestres da Universidade Federal do Ceará levaram em consideração os desafios de uma sociedade que, por conseqüência de um profundo processo de mudança, impõe a redefinição de objetivos e meios do ensino universitário. É fundamental buscar a excelência no trabalho diante de modificações rápidas que rompem paradigmas nas áreas científica, tecnológica, política e social. Os novos tempos estão afetando diversos campos da atividade humana e atingiram o trabalho, onde tecnologias inovadoras foram introduzidas sem que o homem tivesse tempo para filtrá-las e absorvê-las de modo natural.

A modernização do Estado conduz a uma centralização na gestão dos recursos humanos, acompanhada de restrições orçamentárias e novos procedimentos administrativos, o que torna forçoso a imediata conquista da autonomia universitária. Ao lado disto, a acentuada cobrança social sobre os resultados alcançados pela Universidade exige a adoção de um sistema de avaliação institucional persistente e consistente.

A competição interinstitucional se está acentuando e a universidade pública começa a perder terreno para outras instâncias educacionais, principalmente nos programas de educação continuada e de pós-graduação lato sensu. Por outro lado, existe uma situação de grande instabilidade no quadro funcional, observando-se uma preocupante evasão de recursos humanos altamente qualificados.

Diante deste cenário, os mestres da Universidade Federal do Ceará decidiram estabelecer os seguintes objetivos estratégicos:

1) Valorizar a qualidade do trabalho acadêmico com o objetivo de ressaltar o primado da competência da atividade docente e das estruturas de apoio. Por intermédio dessa estratégia, será possível oferecer resposta eficaz às pressões sobre a universidade pública brasileira.

2) Ampliar as relações com a sociedade em todos os terrenos onde haja possibilidade de uma aproximação mutuamente benéfica. Ao atuar em seu meio, aberta um diálogo receptivo com todas as forças representativas da sociedade, a Universidade vai procurar romper o ciclo das soluções paliativas insistindo em fórmulas que sejam transformadoras.

Para atingir aquelas metas estratégicas, os mestres da Universidade Federal do Ceará decidiram implantar diversas políticas. As principais são: revigoramento do trabalho acadêmico, valorização dos recursos humanos, desenvolvimento e emprego de tecnologias da informação, afirmação cultural, atualização da infra-estrutura e modernização de meios, vinculação do estudante ao ambiente acadêmico e integração com a sociedade.

A política de revigoramento do trabalho acadêmico pretende que ensino e pesquisa sejam veículos para o desenvolvimento dos recursos humanos, tendo a educação e a formação técnico-científica como elementos essenciais. A permanente integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão irão potencializar os resultados da aprendizagem e, ao mesmo tempo, constituir-se em fator de motivação para alunos e professores.

A política de valorização dos recursos humanos tem como propósito capacitar o docente e o técnico-administrativo, mediante oferta de oportunidades para sua qualificação continuada. Também busca aperfeiçoar as condições e o ambiente de trabalho, nos diversos níveis, de modo que todos se tornem agentes das mudanças e se sintam estimulados a assumir maior compromisso com a Universidade.

No capítulo desenvolvimento e emprego de tecnologias da informação busca-se a informatização administrativa, conexão com Intranet, Internet e informatização do acesso às informações bibliográficas. Enfim, essa política pretende disseminar as técnicas novas de informação eletrônica, que, hoje, une o mundo e, principalmente, as universidades. Mas há também a preocupação com a preservação e a promoção dos valores culturais mais autênticos do Ceará e do Brasil. Neste caso, os diversos órgãos culturais da Universidade trabalharão na criação, na formação e na difusão do bem cultural.

A política de atualização da infra-estrutura e de modernização de meios pretende desenvolver a infra-estrutura nas áreas de energia elétrica, telecomunicações e transmissão de dados, de acordo com os parâmetros das tecnologias emergentes. Vai-se perseguir, de forma permanente, a melhoria nos programas de recuperação e manutenção dos espaços físicos, instalações e equipamentos, visando a otimizar sua utilização e a garantir infra-estrutura adequada. O principal objetivo desta política é alcançar qualidade com eficiência.

A vinculação do estudante ao ambiente acadêmico pretende incentivar a ação consciente e a melhoria do desempenho do aluno. A política busca a criação de espaços culturais e de lazer no campus, de modo a atrair e incentivar a permanência de estudantes no ambiente universitário, além de sua participação nas atividades acadêmicas e culturais desenvolvidas pelas faculdades. A política de integração com a sociedade contempla atividades de extensão na área comunitária, difusão tecnológica e formação de parcerias com os setores público e privado. Os canais de comunicação com a sociedade serão melhorados através da Comunicação Social, que deverá dar ênfase ao caráter institucional da informação produzida na Universidade.

É com alegria e renovada fé no futuro de meu País e do meu Estado que venho à tribuna para tecer estes comentários sobre o plano quadrienal da Universidade Federal do Ceará. Não são muitas instituições de ensino superior no Brasil que possuem a preocupação de traçar metas para o seu futuro, nem como reagir e agir diante dos novos e gigantescos desafios deste final de século.

A globalização está mudando, radicalmente, as relações dentro da sociedade. A facilidade nas comunicações faz com que estudantes brasileiros possam fazer pesquisas em outros países sem sair de sua casa. O computador auxilia, a Internet une povos e as grandes bibliotecas liberam as informações. As universidades brasileiras precisam ter noção do tamanho deste desafio e devem aparelhar-se rapidamente. Aquelas que não despertarem para a nova realidade passarão, em poucos anos, para a categoria de sucatas de nível superior. É preciso perseguir a qualidade, a especialização e a excelência.

O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Ceará, Professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, lembra que "a Universidade é, por essência, uma organização humana, onde as idéias e crenças comuns devem traduzir-se em práticas e normas que sirvam como guias da ação coletiva". A universidade é, assim, o laboratório de idéias, de teses, do pensamento avant garde e da experimentação do novo.

As profundas mudanças que se estão verificando no mundo começaram nas universidades norte-americanas. A Internet nasceu lá. As universidades brasileiras estão, agora, na posição de interpretar o novo, conhecer a novidade, absorvê-la a explicá-la para a sociedade nacional. A universidade, mais que nunca, neste País, é a vanguarda, está na vanguarda e deve explicar a vanguarda. Esse é o seu difícil papel neste final do século vinte. E, com muita alegria, posso dizer, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, que a Universidade Federal do Ceará está preparando-se para responder ao desafio.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/1996 - Página 16859