Pronunciamento de Bernardo Cabral em 11/10/1996
Discurso no Senado Federal
RECEBIMENTO DE EXPEDIENTE ENDEREÇADO PELO PRESIDENTE DO SKAL CLUBE DE MANAUS, ENTIDADE QUE CONGREGA EXECUTIVOS DE TODOS OS SEGMENTOS DA INDUSTRIA DO TURISMO, SOLICITANDO ESFORÇOS JUNTO AO MINISTRO DA INDUSTRIA E COMERCIO E TURISMO, E JUNTO A EMBRATUR, NO SENTIDO DA COLABORAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO DE TURISMO A SER PROMOVIDO PELA ENTIDADE, NO PROXIMO ANO, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
- Autor
- Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
- Nome completo: José Bernardo Cabral
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
TURISMO.:
- RECEBIMENTO DE EXPEDIENTE ENDEREÇADO PELO PRESIDENTE DO SKAL CLUBE DE MANAUS, ENTIDADE QUE CONGREGA EXECUTIVOS DE TODOS OS SEGMENTOS DA INDUSTRIA DO TURISMO, SOLICITANDO ESFORÇOS JUNTO AO MINISTRO DA INDUSTRIA E COMERCIO E TURISMO, E JUNTO A EMBRATUR, NO SENTIDO DA COLABORAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO DE TURISMO A SER PROMOVIDO PELA ENTIDADE, NO PROXIMO ANO, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/10/1996 - Página 16883
- Assunto
- Outros > TURISMO.
- Indexação
-
- TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EXPEDIENTE, AUTORIA, SINVAL ANDRADE GONÇALVES, REPRESENTANTE, ENTIDADE, TURISMO, AMBITO INTERNACIONAL, SOLICITAÇÃO, APOIO, FRANCISCO DORNELLES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INDUSTRIA DO COMERCIO E DO TURISMO (MICT), REALIZAÇÃO, CONGRESSO INTERNACIONAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, tenho em mãos um expediente oriundo da Associacion de Professionnels du Tourisme, com ramificação em Manaus, capital do meu Estado, dando notícia de que o Skal Clube é uma entidade de âmbito internacional. O documento faz questão de ressaltar que essa entidade congrega executivos de todos os segmentos da indústria do turismo: agências de viagens, hotelaria, transportadores, locadoras, além de órgãos oficiais e editores de turismo. Registra que está presente em 81 países de todos os continentes e que no nosso País estão funcionando 26 clubes que, em conjunto, reúnem mais de dois mil associados.
Essa informação me é prestada pelo velho amigo e companheiro de imprensa e de advocacia Sinval Andrade Gonçalves. S. Sª está preocupado com o congresso mundial do Skal, a realizar-se em 1997. Dada o relevo do evento, pede que, na qualidade de representante do Estado, possa interceder junto ao Ministério da Indústria e Comércio e Turismo e também junto a Embratur para que seja dada toda a colaboração, a fim de que se atinja o êxito necessário porque será um marco novo na história do turismo brasileiro. Observe V. Exª, Sr. Presidente, que este ano, em novembro, essa reunião, que se chama congresso mundial, realiza-se em Bankkok.
Se fosse minimizada a valorização, nós teríamos a idéia exata do que significa a conquista para o brasileiro sediar a futuro congresso mundial, no Rio de Janeiro, em 1997. E essa candidatura já está vitoriosa, a cidade do Rio já foi escolhida. Vão-se reunir na chamada Cidade Maravilhosa mais de quatro mil participantes de mais de 100 países, trazendo profissionais responsáveis pelas vendas dos destinos turísticos.
Isso dá bem a idéia de que o turismo brasileiro poderá se desenvolver muito mais com o aspecto promocional deste congresso pela mídia internacional do com que qualquer outra forma de anúncio.
Então, Sr. Presidente, quero chamar a atenção, porque esse congresso vem no momento oportuno. Como ressalta o Presidente do Skal Clube, Dr. Pedro Mendonça Neto, esse esforço mostra que está em jogo a imagem do nosso País. Quem viaja ao exterior sabe o quanto é difícil defendermos o que se publica lá fora: a violência, a matança de menores de rua, o assassínio de presidiários, numa inequívoca demonstração de que só conseguimos promoção na imprensa internacional pela via negativa.
Ora, em se tratando de um evento dessa natureza, todos nós temos que notar que o turismo brasileiro, se comparado com o turismo que se processa na Espanha e - por que não dizer - até em alguns países da América do Sul, está cada vez mais distanciado.
Digo isso, Sr. Presidente, porque no meu Estado, na nossa região, estamos agora desenvolvendo o chamado turismo ecológico. Criou-se uma alternativa para terminar de uma vez por todas com toda a chamada "exploração do inferno verde", das belezas da Amazônia. Euclides da Cunha dizia que o homem naquela região chega a ser um intruso para a beleza que existe no seu anfiteatro.
Precisamos agora, na realidade do nosso trabalho - e faço a minha mais intensa colaboração, cooperação, contribuição com o Skal Clube de Manaus, porque, fundado em 1981, é filiado, como eu dizia, à Associação de Profissionais do Turismo -, mostrar ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo - e ainda bem que se encontra no seu comando um companheiro tanto meu como de V. Exª que preside os trabalhos, refiro-me ao Ministro Francisco Dornelles -, com toda a realidade, esse esforço comum para melhorar a imagem do nosso País.
O Rio de Janeiro sediará esse Congresso, em 1997, e, se Deus quiser, daqui mais alguns anos, as Olimpíadas, e, com isso, vamos traçando um roteiro perfeito de que o Brasil poderá ser o País do turismo, e o Rio de Janeiro, a capital mundial.
Hoje, Nova Iorque é conhecida como a capital do mundo, e o Rio de Janeiro, com as suas belezas naturais, será, sem dúvida nenhuma, com o esforço que todos os profissionais de turismo estão fazendo, a capital do turismo.
Quero, por isso, Sr. Presidente, pedir a V. Exª que determine a transcrição, nos Anais da Casa, deste expediente a mim enviado pelo Presidente do Skal Clube de Manaus, Dr. Pedro Mendonça Neto, pelo Secretário, Dr. Sinval Andrade Gonçalves; e, ao mesmo tempo em que V. Exª determinar a transcrição nos Anais, seja enviado, pela Mesa, ofício ao Ministro Francisco Dornelles pedindo o seu apoio para o evento.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.