Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM A MEMORIA DO DR. JOZEF FEHER, EX PRESIDENTE DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, NA CIDADE DE SÃO PAULO.

Autor
Romeu Tuma (PSL - Partido Social Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM A MEMORIA DO DR. JOZEF FEHER, EX PRESIDENTE DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN, NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/1996 - Página 17200
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOZEF FEHER, EX PRESIDENTE, HOSPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ROMEU TUMA (PSL-SP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo hoje esta tribuna para render minha homenagem a um grande homem e querido amigo, cujo trabalho incansável muito contribuiu para a consolidação do conceito alcançado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como um dos melhores da América do Sul. Falo-lhes do saudoso Dr. Jozef Fehér, nome intimamente ligado à área da saúde de nosso País.

Presidente da Diretoria Executiva do HIAE de 1979 a 1995, além de seu Presidente de Honra e do Conselho Consultivo, de forma súbita e inesperada, Dr. Jozef Fehér desapareceu em 12 de maio deste ano. Quis o destino que o grande e querido médico do coração fosse traído pelo seu próprio. A humanidade perdeu assim um de seus grandes filhos, daqueles poucos que surgem a cada geração.

A História profissional do Dr. Fehér se confunde com a da própria Instituição que ajudou a fundar, quando há cerca de 40 anos, reunia-se com um grupo de médicos judeus com o intuito de construir um hospital judaico em São Paulo. Esse grupo tinha um sonho pronto: eles sabiam que tipo de instituição queriam criar, qual a capacidade que deveria ter, qual o nível profissional a ser atingido. Grande parte da tarefa estava feita, uma vez que sabiam muito bem o que queriam. A tarefa seguinte era a de arrecadar fundos. Difícil, porém não impossível, esta tarefa foi realizada com entusiasmo, pois aquelas pessoas tinham o poder de transmitir a outras os seus sonhos. Conseguiram, assim, erguer o Hospital Israelita Albert Einstein-HIAE, que neste ano comemora 25 anos de funcionamento. O renome do qual o HIAE goza hoje é devido, em grande parte, ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Jozef Fehér.

Nascido na Tchecoslováquia em 1926, emigrou para o Brasil em 1935, tendo tido formação humana e médica exemplares. Graduou-se em medicina pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1950 e especializou-se em cardiologia no prestigiado Mount Sinai Hospital de Nova York. Foi um dos introdutores e divulgadores da reabilitação cárdio-vascular em nosso meio e contribuiu de maneira significativa para a difusão da eletrofisiologia cardíaca.

Dr. Fehér destacou-se em todos os campos em que atuou, pois a sua estatura ética, cultural e humanística ombreava com sua formação médica. Estar próximo a ele era sinônimo de prazer e oportunidade para se aprender algo novo. Extraordinária era sua capacidade de identificar as novas tecnologias médicas, buscando incorporá-las ao HIAE.

Interessado por tudo e por todos, às primeiras horas da manhã já era possível vê-lo em visita aos seus pacientes. Com a mesma intensidade, preocupava-se com o bem-estar dos três mil funcionários do hospital e com seus aspectos administrativos.

Durante a gestão do Dr. Fehér como Presidente Executivo, o Hospital Albert Einstein deu um impressionante salto tecnológico, transformando-se num dos principais centros médicos do continente. Várias e importantes novas técnicas foram introduzidas em nosso meio, como a Ressonância Magnética, o Prostaton, o Heart Laser, entre outras. Quando perguntado sobre a amortização de um novo investimento, Dr. Fehér respondia seriamente: "Se esse equipamento ajudar uma única pessoa, o investimento já estará muito bem amortizado". Seu constante interesse para com a capacitação de funcionários levou-o a criar a Escola de Auxiliar de Enfermagem e a Faculdade de Enfermagem, pelas quais sempre nutriu um carinho especial.

Há cerca de quatro anos, Dr. Fehér iniciou a formação de um grupo para sucedê-lo na direção do HIAE. Em inúmeros contatos, transmitiu conhecimentos e experiência, sem descuidar-se de valorizar a importância da opinião dos mais jovens. Como resultado, surgiu uma plataforma de trabalho voltada ao aprimoramento da Instituição.

Em novembro do ano passado, quando da eleição e posse da nova Diretoria Executiva do Hospital Albert Einstein, numa das mais tocantes reuniões do Conselho Deliberativo, inúmeros oradores homenagearam o líder Josef Fehér. Na ocasião, em meio a fortes emoções que atingiram a todos, o brilhante médico e benemérito foi eleito Presidente de Honra da Sociedade Beneficente.

A imagem do médico brilhante, Dr. Jozef Fehér, por sua dedicação, idealismo e incansável trabalho, estará sempre vinculada à História do Hospital Albert Einstein. A figura ímpar do fundador, que deixa entre os muitos discípulos e amigos um sólido exemplo ético, humanístico e empreendedor, continuará a inspirar seus sucessores nos preceitos seguidos para a continuidade de sua importante obra.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/1996 - Página 17200