Discurso no Senado Federal

REGISTRANDO A PASSAGEM, NO ULTIMO DIA 12, DO 'DIA DO ENGENHEIRO AGRONOMO'.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRANDO A PASSAGEM, NO ULTIMO DIA 12, DO 'DIA DO ENGENHEIRO AGRONOMO'.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/1996 - Página 17043
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, AGRONOMO, SOLICITAÇÃO, APOIO, LUTA, VALORIZAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL-MT) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupamos a tribuna desta Casa para registrar, com muita satisfação, a passagem, dia 12 de outubro, do Dia do Engenheiro-Agrônomo e prestar a esses profissionais uma especial homenagem.

Uma homenagem que entendemos justa e que esta Casa não pode deixar de prestar, pela importância e, sobretudo, pela valorosa e inquestionável contribuição que os engenheiros-agrônomos têm dado à nossa sociedade.

Ao longo de toda a nossa vida profissional, como técnico agrícola, como médico-veterinário, como extensionista rural e como parlamentar, tenho a oportunidade de conviver e de trabalhar ao lado de engenheiros-agrônomos e, por isso, podemos dar o nosso testemunho da importância do trabalho que desenvolvem em favor da agricultura e dos produtores rurais e suas famílias.

A agricultura está na base da vida e da sociedade. a agricultura, assegura, não somente a alimentação, mas a matéria prima para a maioria dos produtos de consumo, além de ser importante fonte geradora de emprego e de renda em nosso país , já que dela depende boa parte da indústria e do comércio.

E, não podemos esquecer que por trás dessa atividade está sempre o trabalho, muitas vezes anônimo e, lamentavelmente, nem sempre reconhecido, do Engenheiro-Agrônomo.

Os engenheiros-agrônomos dispõem de uma ampla formação acadêmica e por isso vêm apoiando os mais diversos segmentos de produção de alimentos e do complexo agroalimentar brasileiro. atuam, de forma importantíssima, no processo de geração de novas tecnologias agropecuárias, indispensáveis ao desenvolvimento e à modernização da agricultura, no seu todo. Assistem, não somente o produtor rural, mas toda a sua família - inclusive mulheres e jovens - transmitindo-lhes, através de metodologias educacionais específicas, informações sobre novas tecnologias de produção, de gerenciamento e de alimentação, de modo a se buscar o aumento de sua renda e a melhoria de suas condições de vida. Nesse contexto, não se deve esquecer a notável contribuição que os engenheiros-agrônomos vêm prestando à conservação do solo e do meio ambiente.

Os engenheiros-agrônomos, por receberem no seu processo de formação acadêmica conhecimentos de sociologia rural, de comunicação e de extensão rural, são profissionais que têm amplas condições de conhecer e interpretar a realidade rural, sob o prisma humano, de entender de maneira mais clara a dinâmica social no campo e, assim, apoiar suas formas associativas e melhor se inter-relacionar com os agricultores e suas famílias.

Assim, os engenheiros-agrônomos estão presentes e dando sua colaboração nas atividades nos diversos campos do conhecimento vinculados à agricultura e ao meio rural, quais sejam, na economia rural, na administração rural, na extensão rural, na sociologia rural, na informática, na tecnologia do processamento de alimentos, na engenharia rural, na zootecnia e na fitotecnia.

Entretanto, Sr. Presidente, com preocupação, constatamos que os engenheiros-agrônomos em nosso país nem sempre vêm recebendo o reconhecimento devido pelos valiosos trabalhos que desenvolvem e, acima de tudo, pelos trabalhos que podem desenvolver.

Nos próprios órgãos públicos esses profissionais, na maioria das vezes, não vêm recebendo incentivos, não vêm tendo as mínimas condições de trabalho e chegando a perceber, em muitos casos, salários que são absolutamente irrisórios, incompatíveis com as suas capacidades e suas amplas potencialidades produtivas.

Assim, como a agricultura está na base e na vida da sociedade, os engenheiros-agrônomos, certamente não poderemos ampliar e consolidar a nossa agricultura e, portanto, por analogia, consolidar a base da nossa própria vida.

Ao prestarmos esta homenagem aos engenheiros-agrônomos gostaríamos de, desta tribuna, fazer um veemente apelo para que toda a sociedade busque lutar pela valorização dos engenheiros-agrônomos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/1996 - Página 17043