Discurso no Senado Federal

PREMENCIA DE APURAÇÃO DAS MORTES OCORRIDAS NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL NOSSA SENHORA DE NAZARE, EM BOA VISTA - RR. TRANSCRIÇÃO DE MATERIAS ACERCA DO TEMA, PUBLICADAS NO JORNAIS DAQUELE ESTADO.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • PREMENCIA DE APURAÇÃO DAS MORTES OCORRIDAS NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL NOSSA SENHORA DE NAZARE, EM BOA VISTA - RR. TRANSCRIÇÃO DE MATERIAS ACERCA DO TEMA, PUBLICADAS NO JORNAIS DAQUELE ESTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/1996 - Página 17483
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ENCAMINHAMENTO, COMISSÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), APURAÇÃO, MORTE, CRIANÇA, MATERNIDADE, CAPITAL DE ESTADO, PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, PROBLEMA.
  • SOLICITAÇÃO, ANEXAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, DENUNCIA, GRAVIDADE, MORTE, CRIANÇA, MATERNIDADE, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra pela liderança do PFL, para tratar de assunto extremamente grave e extremamente preocupante para o Estado de Roraima, que infelizmente tem de ser trazido a público. Refiro-me a um grave problema de saúde. Nas últimas duas semanas morreram no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré, em Roraima, 32 recém-nascidos.

Ocorreu um descuido muito grave. Estamos encaminhando ao Ministro da Saúde pedido no sentido de que uma comissão do Ministério da Saúde seja encaminhada imediatamente a Roraima, a fim de verificar essa situação e tomar as providências necessárias para que mais crianças não morram.

Gostaria de fazer esse apelo ao Ministro Adib Jatene e avisar que estamos encaminhando-lhe um documento relatando o que ocorreu naquela maternidade. Gostaria ainda de pedir que fizesse parte do meu pronunciamento, desse meu alerta, a cópia dos jornais de hoje que retratam esse grave quadro.

Não podemos ficar calados diante de crise tão grave. Por isso pedimos ao Governo Federal as providências necessárias.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/1996 - Página 17483