Discurso no Senado Federal

TENSÃO NA CIDADE DE CAMPINAPOLIS - MT, EM VIRTUDE DAS AMEAÇAS DOS INDIOS QUE REIVINDICARAM A AMPLIAÇÃO DA RESERVA DA PORABUBURI. APELO AO PRESIDENTE DA FUNAI E AO MINISTRO DA JUSTIÇA PARA QUE CONDUZAM AS NEGOCIAÇÕES COM OS INDIOS, EVITANDO GRAVE CONFLITO SOCIAL NAQUELA REGIÃO.

Autor
Júlio Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Júlio José de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • TENSÃO NA CIDADE DE CAMPINAPOLIS - MT, EM VIRTUDE DAS AMEAÇAS DOS INDIOS QUE REIVINDICARAM A AMPLIAÇÃO DA RESERVA DA PORABUBURI. APELO AO PRESIDENTE DA FUNAI E AO MINISTRO DA JUSTIÇA PARA QUE CONDUZAM AS NEGOCIAÇÕES COM OS INDIOS, EVITANDO GRAVE CONFLITO SOCIAL NAQUELA REGIÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/1996 - Página 17486
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • REGISTRO, TENSÃO SOCIAL, MUNICIPIO, CAMPINAPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), AMEAÇA, INDIO, OBTENÇÃO, AMPLIAÇÃO, RESERVA INDIGENA, PROVOCAÇÃO, CONFLITO, POPULAÇÃO, REGIÃO, RIO ARAGUAIA.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PRESIDENTE, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), NEGOCIAÇÃO, PREVENÇÃO, VIOLENCIA.

O SR. JÚLIO CAMPOS (PFL-MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria, em primeiro lugar, de agradecer ao Senador Ademir Andrade a gentileza de me deixar falar antes dele para fazer uma comunicação urgente a esta Casa.

Neste instante, a cidade de Campinápolis, no leste mato-grossense, na divisa de Mato Grosso com Goiás, está tomada de pavor em virtude das ameaças que estão sendo feitas pelos índios da reserva de Parabuburi, que desejam ampliar suas terras em mais de 100 mil hectares. Aquela reserva já tem 400 mil hectares.

Há um temor muito grande, a cidade está apavorada. A ampliação da reserva vai gerar graves conflitos sociais na região do Médio Araguaia.

Ontem, o clima era tenso, hoje, pior ainda. Há poucos momentos o prefeito daquela cidade telefonou-nos comunicando esse fato e dizendo que a população civil está se armando e poderá haver uma guerra entre a população branca e a população indígena.

Momentos atrás falei com o Ministro da Justiça, Nelson Jobim, comunicando-lhe o fato e, neste instante, quero fazer um apelo ao Sr. Presidente da FUNAI e ao Sr. Ministro da Justiça para que enviem negociadores habilidosos para evitar um conflito social na cidade de Campinápolis, no Estado de Mato Grosso.

Não é possível que a FUNAI continue com a política de aumentar reservas indígenas sem nenhuma condição técnica para isso.

Portanto, nesta oportunidade, quero fazer um apelo ao Ministro da Justiça para que tome as providências no sentido de dar um basta à atitude da FUNAI, que quer ampliar reservas indígenas no Estado de Mato Grosso.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/1996 - Página 17486