Discurso no Senado Federal

PROBLEMA INDIGENA NO BRASIL, E EM ESPECIAL NO MATO GROSSO. DESALOJAMENTO DE 50 FAMILIAS NA GRANDE COLONIA DE DOURADOS, PARA INSTALAR OS INDIOS.

Autor
Lúdio Coelho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Lúdio Martins Coelho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • PROBLEMA INDIGENA NO BRASIL, E EM ESPECIAL NO MATO GROSSO. DESALOJAMENTO DE 50 FAMILIAS NA GRANDE COLONIA DE DOURADOS, PARA INSTALAR OS INDIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/1996 - Página 17544
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • COMENTARIO, PROBLEMA, INDIO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).
  • DEFESA, BUSCA, SOLUÇÃO, IMPEDIMENTO, VIOLENCIA, RETIRADA, FAMILIA, ASSENTAMENTO RURAL, MUNICIPIO, DOURADOS (MS), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COLOCAÇÃO, INDIO.

O SR. LÚDIO COELHO (PSDB-MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo alertar o Senado sobre o que está acontecendo com os nossos irmãos indígenas, que, conforme noticiado pela imprensa, invadiram ontem a sede da Funai. No Estado de Mato Grosso, há dois casos semelhantes. Num deles, fecharam uma estrada construída há mais de 50 anos. Esta, em pleno Pantanal, dá acesso a Rondonópolis. Ontem, neste plenário, o Senador Júlio Campos nos deu ciência sobre uma nova obstrução de estrada pelos indígenas.

Trago ao conhecimento desta Casa que, nas regiões de Dourados e de Panambi, o ex-Presidente Getúlio Vargas, há meio século, fez o maior assentamento já realizado pela Nação brasileira: a grande Colônia de Dourados. Nela existe uma área com mais de 500 mil hectares, na qual ficaram instaladas milhares de famílias, onde puderam criar seus filhos. Há alguns meses, o Ministério da Justiça baixou um decreto em que pretende desalojar umas 50 famílias, que estão lá há mais de meio século, para colocar os índios.

Penso que o Congresso Nacional precisa examinar o nosso relacionamento com os nossos irmãos indígenas, a fim de ajudarmos a encontrar uma solução que evite a violência.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/1996 - Página 17544