Pronunciamento de Ney Suassuna em 24/10/1996
Discurso no Senado Federal
COMUNICANDO A DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICAÇÃO EM DEFESA DE UMA REFORMA POLITICA AMPLA.
- Autor
- Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Ney Robinson Suassuna
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REFORMA POLITICA.:
- COMUNICANDO A DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICAÇÃO EM DEFESA DE UMA REFORMA POLITICA AMPLA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/10/1996 - Página 17648
- Assunto
- Outros > REFORMA POLITICA.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONGRESSISTA, PUBLICAÇÃO, DEFESA, REFORMA POLITICA.
O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas queria comunicar aos meus Pares que, hoje, comecei a distribuição de uma publicação, que levou algum tempo para ser elaborada, em defesa de uma reforma política ampla, onde abordamos: a representação na Câmara e no Senado, a densidade da representação, voto distrital, lista aberta, fidelidade partidária, reeleição, enfim, todos os temas em que temos que nos aprofundar para podermos fazer uma reforma política. Não o fiz querendo ser o dono da verdade, mas, sim, para, principalmente, gerar mais debate e mais aprofundamento neste item, que tenho em conta como um dos primordiais neste País.
Neste estudo, mostro, por exemplo, que, nos três últimos meses da última legislatura, 296 Parlamentares trocaram de Partido, sendo que um deles, 7 vezes; um outro, 6 vezes; dois, 4 vezes.
Nesses 15 primeiros meses desta legislatura, já 96 também trocaram de Partido, alguns, 2 vezes. Enquanto tivermos esse troca-troca, enquanto tivermos legendas de coligação ou de aluguel, com toda certeza, não teremos do eleitor - que vota em alguém por uma linha ideológica, e, depois, vê essa pessoa passar para a posição diametralmente oposta - o respeito pelo Parlamentar e, concomitantemente, pelas Casas da Câmara e do Senado.
Comecei a distribuir o trabalho entre os companheiros, mandei para todos os Deputados, exatamente para começarmos a aprofundar mais o debate.
Muito obrigado.