Discurso no Senado Federal

SAUDAÇÃO A DELEGAÇÃO DE PARLAMENTARES DO HAITI, EM VISITA AO SENADO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SAUDAÇÃO A DELEGAÇÃO DE PARLAMENTARES DO HAITI, EM VISITA AO SENADO.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/1996 - Página 17835
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, MEMBROS, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, SIMILARIDADE, PROBLEMA, BRASIL, IMPORTANCIA, AUMENTO, COOPERAÇÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita alegria que recebemos aqui a delegação de Parlamentares do Haiti, composta de cinco Deputados Federais e dois Senadores, com quem estivemos dialogando há pouco, durante o almoço em que foram recebidos.

Temos muito o que aprender entre nós, países e povos das Américas. O Haiti foi o primeiro país de população negra em que houve a libertação dos escravos. Em 1794, antes mesmo de ter acontecido aqui, houve a libertação dos escravos no Haiti, o que levou os haitianos, antes mesmo de nós, em 1804, a proclamarem a sua independência.

Tal como o Brasil e outros países das Américas, também o Haiti passou por períodos de regimes autoritários e ditatoriais. Felizmente, desde 1994 o Haiti voltou a ter um regime democrático.

Os parlamentares que hoje aqui se encontram nos disseram como, embora com extremas dificuldades, o Haiti caminha para normalizar a sua vida política e também a sua vida econômica. 

É muito importante que possamos acompanhar mais de perto a vida daquele país, para vermos como é que o Haiti vai conseguir resolver os problemas de uma população que ainda vive com grandes dificuldades, na pobreza, inclusive com um grau de desemprego acentuado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Chefe da Delegação nos explicava que há, ainda, uma enorme dificuldade para a população adulta ter empregos regulares. Cerca de 85%, uma proporção considerável da população adulta, não têm empregos regulares ou formais. Portanto, há uma enorme parcela da população que vive em situação de informalidade no mercado.

Acredito que esses problemas são comuns a muitos setores do Brasil e da população brasileira, sendo importante, por isso, a troca de idéias, inclusive sobre projetos que estejam sendo executados no Haiti, como o de descentralização, o de participação democrática maior, o de orçamento participativo e sobre proposições para modificar o atual estado de coisas. Informava-nos a Delegação do Haiti que de 3% a 4% da população detêm praticamente a totalidade da riqueza acumulada no país. 

Faz-se necessária ali a realização de reformas, como em nosso País é urgente a realização da reforma agrária e a instituição de instrumentos que possam modificar um estágio de concentração de riqueza e de renda tão acentuado.

Portanto, saúdo V. Exªs. É muito importante que venhamos a conhecer mais de perto o Haiti e seu povo e, por esse motivo, agradecemos a visita de V. Exªs.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/1996 - Página 17835