Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, NO ULTIMO DIA 15, DO PINTOR EUCLIDES FRANCISCO AMANCIO, O BAJADO.

Autor
Roberto Freire (PPS - CIDADANIA/PE)
Nome completo: Roberto João Pereira Freire
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO, NO ULTIMO DIA 15, DO PINTOR EUCLIDES FRANCISCO AMANCIO, O BAJADO.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/1996 - Página 18503
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EUCLIDES FRANCISCO AMANCIO, PINTOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. ROBERTO FREIRE (PPS-PE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, morre Bajado, "o artista de Olinda", aos 84 anos.

No dia 15 de novembro, faleceu o pintor Euclides Francisco Amâncio, o Bajado. Figura de expressão da cultura popular e forte representatividade do regionalismo pernambucano, considerado um dos grandes pintores primitivistas do mundo, Bajado acompanhou com maestria no traço e evolução dos tempos.

Seus maiores momentos de alegria eram-lhe proporcionados nos dias de Carnaval - festa do povo sempre presente em suas telas - quando os blocos em seu desfile pela Cidade Alta de Olinda passavam pela rua do Amparo onde morava e ali sempre o reverenciavam; inclusive este ano, Bajado foi homenageado pelo bloco "A porta de Olinda", com o boneco que levava seu nome.

De sua arte surgiu o estandarte do bloco Maluco Beleza, cantado em verso por Alceu Valença, bem assim tantas outras obras significativas e enriquecedoras da nossa cultura difundida por meio de seus pincéis, os quais expressavam toda a força e a emoção de ser pernambucano que ele trazia consigo.

Olinda e Pernambuco entristeceram inconformados com a perda irreparável de sua morte. Porém fica o consolo: sua obra imortal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/1996 - Página 18503