Pronunciamento de Roberto Freire em 14/11/1996
Discurso no Senado Federal
APOIO AO DISCURSO DO SENADOR EDUARDO SUPLICY, PROFERIDO NA PRESENTE SESSÃO, NO EXERCICIO DA PRESIDENCIA DO SENADO.
- Autor
- Roberto Freire (PPS - CIDADANIA/PE)
- Nome completo: Roberto João Pereira Freire
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
- APOIO AO DISCURSO DO SENADOR EDUARDO SUPLICY, PROFERIDO NA PRESENTE SESSÃO, NO EXERCICIO DA PRESIDENCIA DO SENADO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/11/1996 - Página 18421
- Assunto
- Outros > MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, RECEBIMENTO, RESPOSTA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTERIO DA FAZENDA (MF).
- CRITICA, MESA DIRETORA, SENADO, AUSENCIA, PREVENÇÃO, ATRASO, DOCUMENTO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), PREJUIZO, PROCESSO ELEITORAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APOIO, REALIZAÇÃO, SESSÃO.
O SR. ROBERTO FREIRE (PPS-PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, manifesto minha solidariedade, meu apoio a V. Exª pela sua capacidade de luta, sua persistência, sua pertinácia em buscar o que julga ser do interesse público, como, por exemplo, o ato de realizar esta sessão para fazer valer institucionalmente a competência e responsabilidade que deve ter a Mesa do Senado e o próprio Senado Federal.
O fato narrado por V. Exª é grave por si só, independentemente das conseqüências - quem sabe até graves - que poderão advir do documento, no seu conteúdo. É grave, mesmo tendo conhecimento do simples fato de esse documento, que deveria chegar a tempo de abrir uma polêmica, uma discussão acerca de um processo eleitoral que se vai ultimar nas próximas vinte e quatro horas, não ter chegado no prazo devido. O Senado deveria ter tomado essa precaução, até para não correr o risco que está correndo hoje, o de ter uma Mesa parcial. Isso é grave! Grave o suficiente para se ter aqui a presença de um futuro Bloco, que tem uma preocupação muito grande com a sucessão da Mesa do Senado. E a Presidência desta Casa não pode estar subalterna a um partido político, a um grupo político, muito menos a interesses do Executivo, seja ele qual for.
Talvez esta sessão de hoje, realizada às pressas, com o objetivo muito específico de resgatar a respeitabilidade da Mesa do Senado, ajude-nos a pensar, quando da sucessão, que é preciso termos precaução para que não ocorra outra sessão como esta.