Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM A DEPUTADA ANGELA AMIN POR SUA ELEIÇÃO PARA A PREFEITURA DE FLORIANOPOLIS - SC.

Autor
Sandra Guidi (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Sandra Zanatta Guidi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • CONGRATULANDO-SE COM A DEPUTADA ANGELA AMIN POR SUA ELEIÇÃO PARA A PREFEITURA DE FLORIANOPOLIS - SC.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/1996 - Página 18780
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ANGELA AMIN, DEPUTADO FEDERAL, VITORIA, ELEIÇÕES, PREFEITURA, MUNICIPIO, FLORIANOPOLIS (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

A SRª SANDRA GUIDI (PPB-SC. Para uma comunicação. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registar aqui o feito memorável que foi a conquista da prefeitura da cidade de Florianópolis pela Deputada Ângela Amin, do PPB, no último dia 15 de novembro. Trata-se da primeira mulher a ser eleita para governar a capital dos catarinenses, fato inédito que demonstra não só o avanço das mulheres na atividade política como também a confiança crescente que os cidadãos brasileiros vêm depositando nas mulheres que abraçam a vida pública. A Deputada Ângela Amin teve 87.856 votos, que corresponderam a 53,84% dos votos válidos.

A eleição da Deputada Ângela Amin demonstra a força do PPB em Santa Catarina e, na minha opinião, é uma antecipação da vitória que certamente obteremos em 1998, quando estiver em disputa o Governo do Estado. Temos inúmeros nomes que podem pleitear essa missão, e entre eles eu destacaria a do Senador Esperidião Amin, político de projeção nacional e nosso maior líder no Estado, homem com reconhecida capacidade de administração e de articulação.

Creio que a escolha de Ângela Amin pelos eleitores de Florianópolis representa, acima de tudo, a confiança naquela candidata que apresentou o melhor programa de governo. E o que seria um bom programa de governo? Seria aquele que mais se compromete com o social. Ninguém desconhece que um dos maiores problemas deste País é a nossa imensa e dramática dívida social.

A estabilização da moeda e o fim da inflação elevada deixaram ver com mais clareza a exclusão social neste País. E a Deputada Ângela Amin soube apresentar no seu programa de governo metas e objetivos que visam à efetiva melhoria das condições de vida das pessoas que têm mais dificuldades.

Eu acrescentaria que Ângela Amin foi muito feliz quando escolheu, como metas básicas de seu governo, os programas Bom Abrigo e Papa-Fila. O projeto Bom Abrigo - que leva o nome de um bairro de Florianópolis - visa à redução do déficit habitacional e à construção de residências mais dignas para todos. Já o Papa-Fila é um sistema de transporte coletivo que, usando os ônibus articulados, pretende resolver na origem o problema de sobrecarga do sistema de transportes coletivos de Florianópolis.

Como em muitas outras cidades brasileiras - grandes, médias ou pequenas -, habitação e transporte são as principais carências das parcelas menos privilegiadas da população de Florianópolis. E isso Ângela Amin soube captar muito bem, o que mostra a sua afinação com os anseios dos mais necessitados. Eu destacaria ainda, do programa de governo de Ângela Amin, seu interesse em incentivar as atividades relativas ao turismo - que é a grande fonte de receita catarinense - e os projetos para contenção de encostas.

A Prefeita eleita de Florianópolis já vai assumir o cargo com um ônus bastante pesado, que é o de pôr em dia os salários dos servidores municipais. Segundo a administração que está encerrando agora o se mandato, a culpa pelo atraso dos vencimentos deve ser atribuída às enchentes do ano passado. Não acreditamos nisso. A Capital enfrentou outras enchentes anteriormente e não houve atraso de salários. Numa mostra da grandeza de seus sentimentos, a Deputada Ângela Amin prometeu que, antes de mais nada, vai resolver esse angustiante problema no menor prazo possível.

A Deputado Ângela Amin ganhou, como é do conhecimento público, também a eleição no primeiro turno. Quando se observa com bastante atenção os mapas eleitorais do primeiro turno, nas 46 comunidades da Cidade de Florianópolis, percebe-se que ali já estava traçada a vitória do PPB. Ângela Amin foi a mais votada em 20 das 46 comunidades florianopolitanas, entre elas o centro - a mais populosa.

Em seus primeiros pronunciamentos, logo depois de eleita, Ângela Amin fez um chamamento aos 75 mil eleitores de seu adversário, porque quer governar com todos e para todos. Eleições polarizadas, como as de um segundo turno, mexem com a paixão política das pessoas, mas, fechadas as urnas, é hora de começar a trabalhar em harmonia. Os interesses da cidade devem ser então colocados acima de todos os outros.

A eleição da Deputada Ângela Amin para a Prefeitura de Florianópolis é mais um degrau galgado em sua carreira política vitoriosa. Já na eleição de 1988, ela foi a Vereadora mais votada da Capital catarinense. Seria também a Deputada Federal da Bancada de Santa Catarina mais votada na eleição de 1990. Dois anos atrás, candidatou-se ao Governo do Estado e obteve a expressiva votação de um milhão e duzentos mil votos. Ela é formada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao concluir este breve registro, eu gostaria de expressar meus votos de amplo sucesso à Prefeita eleita de Florianópolis. A belíssima capital dos catarinenses certamente terá em Ângela Amin uma administradora eficiente, firme, corajosa e ousada. Mas terá, sobretudo, uma Prefeita com grande sensibilidade para os problemas dos mais humildes.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/1996 - Página 18780