Pronunciamento de Mauro Miranda em 28/11/1996
Discurso no Senado Federal
CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE GOIAS, NOS DEZ PRIMEIROS MESES DO ANO. RECEBIMENTO PELO DR. ERICAN BUENO DE MORAES, SECRETARIO DE INDUSTRIA, COMERCIO E TURISMO DE GOIAS, DO PREMIO 'DESTAQUE DE COMERCIO EXTERIOR'.
- Autor
- Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Mauro Miranda Soares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMERCIO EXTERIOR.:
- CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE GOIAS, NOS DEZ PRIMEIROS MESES DO ANO. RECEBIMENTO PELO DR. ERICAN BUENO DE MORAES, SECRETARIO DE INDUSTRIA, COMERCIO E TURISMO DE GOIAS, DO PREMIO 'DESTAQUE DE COMERCIO EXTERIOR'.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/11/1996 - Página 19325
- Assunto
- Outros > COMERCIO EXTERIOR.
- Indexação
-
- REGISTRO, RECEBIMENTO, PREMIO, COMERCIO EXTERIOR, HOMENAGEM, MINISTERIO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO (MIC), GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), AUMENTO, EXPORTAÇÃO.
- REGISTRO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, ADESÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE GOIAS (GO), APOIO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, EFEITO, AUMENTO, EXPORTAÇÃO.
O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero trazer ao conhecimento deste Plenário uma notícia da maior importância para o meu Estado de Goiás. Nossas exportações nos 10 primeiros meses deste ano cresceram 57,7 por cento, comparadas com o mesmo período de 1995. Comparados com a média nacional de crescimento das exportações, que é de 3,78 por cento, esses números registram um recorde histórico que merece todas as comemorações do povo goiano e dos empresários que estão construindo a grandeza da economia estadual.
Graças a esse desempenho dos produtos goianos na pauta nacional de exportações, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Estado, Dr. Erican Bueno de Moraes, recebeu hoje, no Rio de Janeiro, o prêmio "Destaque de Comércio Exterior". A homenagem foi presidida pelo Ministro Francisco Dornelles, da Indústria e Comércio, e é o reconhecimento pelo grande esforço que vem sendo realizado pelo governo Maguito Vilela para fortalecer a presença de Goiás no mercado internacional.
De janeiro a outubro, as receitas de exportações de Goiás chegaram ao nível recorde de 333 milhões de dólares, contra 211 milhões no mesmo período do ano passado. Para chegar a esses resultados, foi fundamental o apoio dado pelo governo estadual para que as micro e pequenas empresas também participassem das exportações, dentro de um programa de novos pólos que foi estabelecido para diversificar as linhas de produção de bens exportáveis.
Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Rio Verde, Nerópolis, Iporá, Santa Teresinha, Cristalina, Crixás, Jaupaci, Piranhas, Fazenda Nova, Rubiataba, Inhumas e Luziânia foram algumas das cidades que aderiram a essa nova frente de produção, num processo de amplo aproveitamento de suas riquezas e de novas incorporações tecnológicas. Essa evolução é parte de um intenso período de avanços iniciados nos dois governo de Iris Rezende, nos quais Goiás ganhou uma moderna rede de infra-estrutura de transportes, e implantou o Fomentar, programa especial de incentivos fiscais para a atração de novos investimentos.
O fato que tenho o privilégio de relatar a este Plenário confirma todas as razões de luta que as bancadas goianas no Congresso vêm empreendendo para aperfeiçoar e aumentar a rede de transportes que integra o Centro-Oeste aos portos brasileiros. E demonstra, além disso, que estamos ocupando os nossos espaços na economia brasileira, apesar de todas as dificuldades impostas pela falta de investimentos federais na infra-estrutura de apoio às exportações. É uma luta que não vai parar, e não pode parar, porque é unânime entre os goianos a convicção de nossa importância no abastecimento dos grandes importadores mundiais de produtos minerais e de alimentos.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.