Discurso no Senado Federal

ANUNCIANDO O LANÇAMENTO, HOJE, DO LIVRO INTITULADO 'VALEU A PENA - MEMORIAS DE UM JORNALISTA E POLITICO DE OPOSIÇÃO QUE NUNCA FOI DO CONTRA', DO JORNALISTA E PARLAMENTAR MARIO MARTINS, JUNTAMENTE COM SEU FILHO FRANKLIN MARTINS.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ANUNCIANDO O LANÇAMENTO, HOJE, DO LIVRO INTITULADO 'VALEU A PENA - MEMORIAS DE UM JORNALISTA E POLITICO DE OPOSIÇÃO QUE NUNCA FOI DO CONTRA', DO JORNALISTA E PARLAMENTAR MARIO MARTINS, JUNTAMENTE COM SEU FILHO FRANKLIN MARTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/1996 - Página 19654
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • LANÇAMENTO, LIVRO, AUTORIA, MARIO MARTINS, EX-CONGRESSISTA, REFERENCIA, ATUAÇÃO, POLITICA, BRASIL.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, será lançado às 19h de hoje, no restaurante Piantella, em Brasília, o livro intitulado Valeu a Pena - Memórias de um jornalista e político de Oposição que nunca foi do contra. Trata-se do livro de memórias do jornalista e Líder político, Parlamentar de renome, Mário Martins, cujo primeiro capítulo foi escrito por ele próprio, e os restantes, por seu filho Franklin Martins, atual Diretor da Sucursal de O Globo em Brasília.

Com 300 páginas, o livro resume os depoimentos prestados por Mário Martins entre janeiro e setembro de 1994, três meses antes de sua morte, e conduz o leitor a uma viagem através da conturbada história política do País nesta segunda metade do século.

Embora tenha acompanhado, a distância, sua atuação política e jornalística, em razão dos afazeres de cada um e dos momentos diferentes em que atuamos, aprendi a admirar a coragem, a determinação e o patriotismo de Mário Martins, fundador e um dos expoentes da UDN, cuja desassombrada atuação o tornou credor da admiração e do respeito de todos os brasileiros.

O livro é repleto de episódios, alguns inéditos, sobre os anos turbulentos das décadas de 50 e 60, que marcaram profundamente a vida política do País. É um painel vivo e vibrante da história da República na segunda metade do século, relatado com o conhecimento e a intimidade de quem foi, ao mesmo tempo, partícipe atuante e espectador privilegiado.

Os políticos que vivenciaram aqueles acontecimentos farão, através das páginas da obra, uma viagem de reminiscência, de visão contemporânea da nossa história, como que revivendo os fatos ainda fortemente presentes na memória das nossas lideranças políticas; e os jovens aprenderão, com Mário Martins, uma inesquecível lição de civismo, coragem, ética e, sobretudo, de amor ao Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/1996 - Página 19654