Discurso no Senado Federal

IMPORTANCIA CRUCIAL, PARA ROMPER-SE O ISOLAMENTO DO NORTE DE MINAS E ESTIMULAR O SURGIMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, DA INAUGURAÇÃO, AMANHÃ, DA PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO, QUE INTERLIGA, PELA BR-135, OS MUNICIPIOS DE JANUARIA E PEDRAS DE MARIA CRUZ.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • IMPORTANCIA CRUCIAL, PARA ROMPER-SE O ISOLAMENTO DO NORTE DE MINAS E ESTIMULAR O SURGIMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO, DA INAUGURAÇÃO, AMANHÃ, DA PONTE SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO, QUE INTERLIGA, PELA BR-135, OS MUNICIPIOS DE JANUARIA E PEDRAS DE MARIA CRUZ.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/1996 - Página 19948
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, INAUGURAÇÃO, PONTE, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, JANUARIA (MG), PEDRAS DE MARIA DA CRUZ (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a ponte sobre o rio São Francisco, interligando, pela BR-135, os municípios de Januária e Pedras de Maria da Cruz, a ser inaugurada amanhã, sábado, é de importância crucial para romper o isolamento do Norte de Minas e estimular o surgimento de projetos de desenvolvimento da região.

A ponte remete para o passado, as imensas filas de carros, caminhões e ônibus à espera de balsas empurradas a motores de óleo diesel que durante anos e anos fizeram a travessia do São Francisco.

Com uma extensão de 1.056 metros, a ponte tem pistas pavimentadas, obras de arte, passarelas para pedestres, moderna sinalização, excelente iluminação e 2,8 quilômetros de vias de acesso, tendo custado R$ 17 milhões, oriundos de recursos federais e estaduais.

A ponte reduzirá o custo do transporte numa das regiões mais necessitadas de Minas Gerais, diminuindo o tempo de duração das viagens e permitirá o desenvolvimento do turismo regional, aproveitando a beleza natural do rio São Francisco.

A obra incentivará a implantação de projetos agro-industriais na região, especialmente os vinculados à irrigação, criando empregos e reduzindo a migração dos trabalhadores rurais em busca de melhores oportunidades nos centros mais desenvolvidos do país.

Esta Casa contribuiu para a realização da obra, quando, dias atrás, discutiu e aprovou autorização ao Governo de Minas para contratar operação de crédito junto ao Banco do Nordeste, no montante de 3 milhões e 600 mil reais, para a conclusão da importante ponte sobre o rio São Francisco, em Minas.

É, sem dúvida, um empreendimento de grande importância econômica e social para Minas e o Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/1996 - Página 19948