Discurso no Senado Federal

ENCONTRO COM OS PRESIDENTES DOS PAISES DO MERCOSUL, A SER REALIZADO EM FORTALEZA - CE, NOS DIAS 17 E 18 DE DEZEMBRO.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • ENCONTRO COM OS PRESIDENTES DOS PAISES DO MERCOSUL, A SER REALIZADO EM FORTALEZA - CE, NOS DIAS 17 E 18 DE DEZEMBRO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/1996 - Página 20367
Assunto
Outros > MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MEMBROS, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), PARTICIPAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, CHILE, BOLIVIA, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO CEARA (CE).
  • EXPECTATIVA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), APOIO, IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA, AUTOMAÇÃO, INFORMATICA, ACESSO, INFORMAÇÃO, REGIÃO.

O SR. LÚCIO ALCâNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo registrar o fato de que nos próximos dias 17 e 18 acontecerá em Fortaleza, capital do Ceará, o encontro de Presidentes do Mercosul, inclusive com a presença dos Presidentes do Chile e da Bolívia, cujos países estão se associando a esse bloco econômico constituído na América do Sul.

O fato tem grande importância para nós, não apenas do Ceará, pelo fato de recebermos essas personalidades. Os encontros que ali também acontecerão entre empresários brasileiros e dos demais países, de jornalistas que irão definir normas de atuação para profissionais e para órgãos de comunicação dos países do Mercosul, ao mesmo tempo em que ali o Presidente Fernando Henrique Cardoso terá oportunidade de assinar importantes documentos que irão significar também oportunidades de progresso e desenvolvimento para o Brasil e para a Região do Nordeste.

Nós, do Nordeste, há muito tempo nos queixamos de que o Mercosul, até por questões geográficas e de distância, ainda não integrou suficientemente as Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esperamos que a partir da realização desse encontro em Fortaleza haja maior dinamismo nas relações políticas, culturais e comerciais do Nordeste brasileiro com os países do Mercosul.

O Mercosul é uma grande construção política, uma grande forma de integração entre os diferentes países do Cone Sul, e espero que brevemente possa se estender ao norte, inicialmente através da Venezuela.

O Presidente Fernando Henrique Cardoso irá também assinar um importante documento instituindo um programa de infovias no Nordeste, um programa de informatização e criação de meios de comunicação para pesquisa e difusão científica entre as instituições interessadas na Região Nordeste, o que vai significar muito para uma sociedade que precisa vencer a barreira do subdesenvolvimento e da pobreza, tendo para isso, como instrumento dos mais eficientes, o domínio do conhecimento, da ciência e da tecnologia.

Desejo, também, realçar o empenho e o interesse do Ministro Israel Vargas, da Ciência e Tecnologia, que, no seu período administrativo, tem ampliado consideravelmente as dotações para bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa, destinadas a estudantes, professores e técnicos da Região Nordeste.

A participação do Nordeste no Orçamento nacional da ciência e tecnologia é baixíssima e se diversas vozes repetem aqui, todos os dias, em consenso, que não é possível vencer a barreira da pobreza, do subdesenvolvimento e da miséria sem educação, conhecimento, ciência e tecnologia, temos que lutar para que as dotações e recursos da ciência e tecnologia aumentem para as regiões mais pobres e menos desenvolvidas. Isso é o que tem feito o Governo do Presidente Fernando Henrique, através do seu Ministro da Ciência e Tecnologia.

Dessa forma, a assinatura desse documento de implantação de um sistema de infovias no Nordeste, a partir da presença do Presidente Fernando Henrique na reunião do Mercosul, em Fortaleza, constitui um grande passo no sentido de acelerar o desenvolvimento daquela Região.

A reunião do Mercosul é uma grande oportunidade para estreitarmos laços comerciais, culturais e políticos, a fim de que o Mercosul não seja apenas uma integração com os Estados do Sul do Brasil, mas uma integração de todo o Brasil com esses países irmãos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/1996 - Página 20367