Discurso no Senado Federal

ANIVERSARIO DO JORNAL TRIBUNA DA IMPRENSA, DO RIO DE JANEIRO, QUE TRANSCORRERA NO PROXIMO DIA 27.

Autor
Emília Fernandes (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ANIVERSARIO DO JORNAL TRIBUNA DA IMPRENSA, DO RIO DE JANEIRO, QUE TRANSCORRERA NO PROXIMO DIA 27.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/1996 - Página 20719
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, TRIBUNA DA IMPRENSA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

A SRª EMILIA FERNANDES (PTB-RS. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, tendo em vista o fim do período legislativo deste ano no dia 20 de dezembro, gostaria de rapidamente usar da tribuna nesta sessão para saudar o jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, que comemora o seu 47º aniversário no próxima dia 27 deste mês.

O jornal Tribuna da Imprensa é, atualmente, um dos mais importantes veículos de informação da mídia nacional, não apenas pela sua história, mas principalmente pelos compromissos que mantém com a liberdade de informação e com a verdade dos fatos.

Um dos mais tradicionais da história do jornalismo brasileiro, a Tribuna da Imprensa destaca-se, neste momento, pela forma objetiva, esclarecedora e, acima de tudo, corajosa, com que trata os grandes temas que envolvem os interesses nacionais, a democracia e a cidadania.

Ao lembrar da Tribuna da Imprensa, obrigatoriamente temos de falar em Hélio Fernandes que, à frente do jornal, transformou-se em exemplo de profissionalismo, de compromisso com a democracia e com a liberdade de expressão.

Especialmente neste momento, em que o papel da Imprensa adquire tamanha importância, é fundamental que jornais e jornalistas, cada vez mais, contribuam com o esclarecimento, com a orientação e com a formação da opinião pública sobre os mais variados assuntos.

Nesse sentido, destaco o papel da Tribuna da Imprensa e o de Hélio Fernandes, em particular, em relação ao processo de privatização da Companhia Vale do Rio Doce, pautado pela divulgação, às vezes quase de forma exclusiva, de informações essenciais para a compreensão do polêmico debate.

A realidade não muito distante já nos mostrou que a Imprensa censurada, tanto de forma direta como veladamente, por meio da pressão de interesses econômicos ou políticos, tem comprometido sua principal razão de existir, que é a sua independência e o conseqüente respeito ao eleitor.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesse sentido, reafirmando nosso compromisso com a verdade, com a democracia e com os interesses maiores do País, identifico nesse jornal a plena concretização desses propósitos e valores.

Desejo sucesso ao jornalista Hélio Fernandes e a todo o corpo desses profissionais em sua missão de informar. Mais uma vez, parabenizo o jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/1996 - Página 20719