Discurso no Senado Federal

REPUDIO DA BANCADA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES A AÇÃO REPRESSIVA CONTRA UMA MANIFESTAÇÃO DE TRABALHADORES, HOJE EM FORTALEZA - CE.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • REPUDIO DA BANCADA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES A AÇÃO REPRESSIVA CONTRA UMA MANIFESTAÇÃO DE TRABALHADORES, HOJE EM FORTALEZA - CE.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/1996 - Página 20874
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • REPUDIO, REPRESSÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, TRABALHADOR, ENTREGA, DOCUMENTO, REIVINDICAÇÃO, CENTRAL SINDICAL, REUNIÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTADOS MEMBROS, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • CRITICA, IMPEDIMENTO, PARTICIPAÇÃO, TRABALHADOR, PROCESSO, INTEGRAÇÃO, BRASIL, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, ocupo este espaço da Liderança para voltar a um tema levantado aqui pela Senadora Emilia Fernandes: o repúdio da Bancada do Partido dos Trabalhadores à ação repressiva montada no Estado do Ceará no dia de hoje contra uma manifestação de trabalhadores.

Estamos acompanhando o processo de integração do Mercosul e temos notado que diversos setores da sociedade estão preocupados com essa questão.

Quando os empresários se reúnem para discutir questões relativas aos empresários, de interesse dos empresários, são recebidos com toda pompa e circunstância pelos Presidentes das Repúblicas envolvidas, em todos os fóruns onde se discute a questão do Mercosul.

Hoje, centrais sindicais de todos os países que fazem parte do Mercosul iriam entregar um documento, contendo as reivindicações dos trabalhadores. Foi montada, no Estado do Ceará, uma verdadeira operação de guerra que, inclusive, infringiu a Constituição, particularmente, no direito de ir e vir, já que delegações dos Estados do Maranhão, do Piauí, do Rio Grande do Norte, da Bahia e de outros Estados do Nordeste que se dirigiam para Fortaleza foram impedidas de continuar a viagem, impedidas de entrar no Estado do Ceará pela Polícia Rodoviária.

Depois, uma passeata de trabalhadores foi duramente reprimida pela Polícia em Fortaleza, inclusive com a utilização de helicópteros. Não se poderia nem usar o argumento de que essa manifestação poderia estar colocando em risco a segurança das pessoas presentes à reunião, porque isso ocorreu no percurso de uma passeata que saiu da Universidade de Fortaleza em direção ao Palácio onde se realizava a reunião. Pretendia-se entregar um documento onde estavam expressas as reivindicações dos trabalhadores desses diversos países. Ainda no transcorrer da passeata, houve a violenta repressão da Polícia.

Sr. Presidente, fatos como esse merecem a mais absoluta repulsa por parte do Partido dos Trabalhadores. Entendemos que o Brasil não pode continuar discutindo o seu processo de integração, seja no Mercosul, seja na globalização mais geral, sem levar em conta as reivindicações e as questões relativas aos trabalhadores, levando em conta apenas os interesses dos empresários ou os interesses dos países.

A exemplo da Senadora Emilia Fernandes, gostaríamos de registrar o nosso repúdio a essa ação repressiva desencadeada contra os trabalhadores de todos esses países, hoje, na cidade de Fortaleza, Ceará. Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/1996 - Página 20874