Discurso no Senado Federal

DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA ARGENTINA CARLOS MENEM, CONTRARIAS AS MEDIDAS DE CONCESSÃO DE VANTAGENS PARA A INSTALAÇÃO DE EMPRESAS MONTADORAS DE AUTOMOVEIS NO NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPB - Partido Progressista Brasileiro/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL). DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA ARGENTINA CARLOS MENEM, CONTRARIAS AS MEDIDAS DE CONCESSÃO DE VANTAGENS PARA A INSTALAÇÃO DE EMPRESAS MONTADORAS DE AUTOMOVEIS NO NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/1996 - Página 20945
Assunto
Outros > MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL). DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, CARLOS MENEM, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, ARGENTINA, REFERENCIA, IMPEDIMENTO, INSTALAÇÃO, EMPRESA PRIVADA, INDUSTRIA AUTOMOTIVA, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, BRASIL, ALEGAÇÕES, PREJUIZO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • CRITICA, AUMENTO, DISPARIDADE, REGIÃO, EFEITO, ATENÇÃO, GOVERNO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), AMEAÇA, SOBERANIA, BRASIL, PREJUIZO, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, FAVORECIMENTO, REGIÃO SUDESTE, REGIÃO SUL, PAIS.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPB-MA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta comunicação de Liderança, fala muito mais alta a condição que tenho de homem do Nordeste.

Os jornais dão conta, hoje, de que o Presidente Carlos Menem tomou posição contra qualquer medida que o Presidente Fernando Henrique tome para conceder algumas vantagens para a instalação de firmas montadoras de carros no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ou seja, Regiões que, aqui, no Senado, têm maioria absoluta. Aqui, por tudo se louva o Mercosul, que tem sido apresentado como se fosse o remédio para todos os males do Brasil. Agora, já estamos mostrando que a nossa soberania está entrando pelo ralo no Mercosul, no dia em que vemos o Presidente da Argentina, numa cidade do Nordeste, em Fortaleza, dizer que não aceita que se conceda nenhuma vantagem ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Há muito tempo, Sr. Presidente, tenho falado e colocado nesta Casa que o Centro-Sul tem afastado o Nordeste das grandes decisões, tem afastado o Nordeste até mesmo da troca de mercadorias, dos negócios feitos no Brasil, e o que estamos vendo, hoje, confirma tudo. Hoje, somos escravos deste Mercosul, e vemos com indignação o fato de que o Presidente da Argentina venha aqui para ditar normas comportamentais para o Governo brasileiro.

Não podia deixar passar em branco, Sr. Presidente, como homem do Nordeste, Senador pelo Maranhão, nascido na Paraíba, descendente de rio-grandense-do-norte, a minha indignação, que é muito grande. Precisava fazer este registro, até mesmo usando a condição de Líder do meu Partido, para dizer: basta! Chega! Vamos defender a nossa soberania. O Mercosul será muito bem-vindo na medida em que nos ajudar, porque para ajudar aos países do Mercosul preferível será que o Governo ajude os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde as condições de vida são realmente muito difíceis, onde se sofre por tudo e onde se tem que encontrar uma maneira de eliminar essas disparidades regionais que estão se aprofundando com o Mercosul.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/1996 - Página 20945