Discurso durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

APOIO AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR PEDRO SIMON DE PROTESTOS PELA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE VOTAÇÃO PARA O PLENARIO DA CASA, SEM CONSULTA AOS SRS. SENADORES.

Autor
Ernandes Amorim (S/PARTIDO - Sem Partido/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • APOIO AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR PEDRO SIMON DE PROTESTOS PELA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE VOTAÇÃO PARA O PLENARIO DA CASA, SEM CONSULTA AOS SRS. SENADORES.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/1996 - Página 20952
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • APOIO, PRONUNCIAMENTO, PEDRO SIMON, SENADOR, REFERENCIA, AQUISIÇÃO, MOVEIS, EQUIPAMENTOS, VOTAÇÃO, SENADO, AUSENCIA, ANTERIORIDADE, CONSULTA.

O SR. ERNANDES AMORIM ( -RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na realidade, o Senador Pedro Simon tem razão, pois às vezes são tomadas decisões sem se consultar a própria Mesa do Senado, que hoje é composta por mim, pelo Senador Levy Dias e pelo próprio Presidente Sarney. Vejo, por exemplo, os Senadores da Casa recebendo, hoje, um salário de R$5 mil por mês, o que não dá sequer para que eles tenham condições de exercitar o seu mandato. Os recursos da Casa são gastos desordenadamente, com coisas sem necessidade e que não visam prestar um atendimento real ao próprio Senador.

É preciso que com a eleição da próxima Mesa da Casa se saiba escolher os seus componentes, principalmente o 1º Secretário, que é quem realmente administra a Casa e que deveria, quando tivesse que tomar alguma posição, consultar os Senadores, principalmente os componentes da Mesa, para que não aconteça o que está acontecendo agora; ou seja, denúncias como as que o Senador está fazendo. Há tantas coisas que têm utilidade, que são do interesse dos Senadores e que no entanto não são providenciadas, porque existe uma ditadura.

Na realidade, é preciso que se tenha atenção com a eleição da próxima Mesa, para que esta Casa seja bem administrada, o Parlamentar seja valorizado e não seja investido dinheiro em coisas suntuosas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/1996 - Página 20952