Discurso no Senado Federal

INCONFORMIDADE DE 60 COMUNIDADES MINEIRAS DO VALE DO JEQUITINHONHA, POR NÃO TEREM SIDO INCLUIDAS NA REGIÃO ABRANGIDA PELA SUDENE.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • INCONFORMIDADE DE 60 COMUNIDADES MINEIRAS DO VALE DO JEQUITINHONHA, POR NÃO TEREM SIDO INCLUIDAS NA REGIÃO ABRANGIDA PELA SUDENE.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/1996 - Página 21121
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • DEFESA, ABRANGENCIA, REGIÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), JURISDIÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), GARANTIA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria concluir essa sessão legislativa com uma manifestação de inconformidade de cerca de 60 comunidades mineiras, situadas na fronteira Bahia/Minas, exatamente no Vale do Jequitinhonha, que é hoje, sem dúvida nenhuma, uma das áreas mais atingidas pelo subdesenvolvimento, pela presença inconstante das áreas de governo e das próprias lideranças em outras regiões do meu Estado.

Este Plenário aprovou um projeto da Senadora Júnia Marise visando estender a linha da Sudene para alcançar o Vale do Jequitinhonha. A situação do vale é dramática: o rio está desaparecendo e a pobreza está aumentando. Fui autor de projeto semelhante que foi aprovado pelo Senado e votado pelo então Presidente da República. Tenho esperanças de que, desta vez, a extensão da linha da Sudene ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, seja efetivada por duas razões.

A primeira é porque o Vale está morrendo e a população quer acreditar ainda nos dirigentes deste País. A segunda razão é porque a Sudene já não tem mais a dimensão que possuía em sua primeira década de existência. A entidade atualmente não atende às reivindicações do Nordeste brasileiro. Entretanto, a extensão da atuação da Sudene para alcançar o Vale do Jequitinhonha, no território mineiro, é da mais absoluta importância para criar novas esperanças para a população de mais de 1 milhão de pessoas que está necessitando de um mínimo de atenção do Governo, das autoridades, do Estado e da República. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/1996 - Página 21121