Pronunciamento de José Sarney em 07/01/1997
Fala da Presidência durante a 1ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
RESPOSTA AO SR. JOSE EDUARDO DUTRA SOBRE O CRITERIO DA ESCOLHA DAS MATERIAS A SEREM APRECIADAS DURANTE A CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.
- Autor
- José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
- Nome completo: José Sarney
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- RESPOSTA AO SR. JOSE EDUARDO DUTRA SOBRE O CRITERIO DA ESCOLHA DAS MATERIAS A SEREM APRECIADAS DURANTE A CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/01/1997 - Página 47
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, JOSE EDUARDO DUTRA, SENADOR, CRITERIOS, DEFINIÇÃO, PAUTA, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, ACORDO, LIDERANÇA.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Conforme o esclarecimento que a Mesa prestou anteriormente, a diretriz adotada pela Presidência do Senado foi a inclusão das matérias que não tivessem nenhuma objeção das Lideranças, e no caso da CPI dos Precatórios, esta Presidência, inclusive, deixou duas listas alternativas de matérias - em virtude de necessidade de viajar -, e o Sr. Líder da Maioria nesta Casa disse que não estava de acordo com a inclusão dessa matéria na convocação extraordinária. Dessa maneira a Presidência entendeu que não devia incluí-la.
O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA - Está bem claro o fato pelo qual não foi incluída. A segunda parte da consulta é se tenho algum instrumento que possibilite a inclusão dessa CPI na convocação.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Peço a V. Exª que entre em contato com o Líder da Maioria nesta Casa. Se S. Exª concordar, imediatamente eu procurarei o Presidente da Câmara dos Deputados para aditar a pauta da convocação.
O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA - Sr. Presidente estou partindo do princípio de que o Líder da Maioria não vai concordar.
Trata-se de uma CPI criada de acordo com o Regimento do Senado e já em andamento. Por isso, entendo que não cabe ao Líder da Maioria ou ao Líder da Minoria evitar a continuidade dela.
Desejo, assim, saber se, regimentalmente - e estou partindo do principio, repito, de que não vai haver a concordância do Líder da Maioria -, existe algum instrumento que os Senadores que não fazem parte da Maioria possam utilizar no sentido de que, pelo menos, o Plenário se manifeste sobre o assunto, o que é a terceira hipótese.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Respondi a V. Exª sobre os procedimentos regimentais. Quanto aos procedimentos políticos, V. Exª naturalmente sabe fazê-los com o seu talento.