Pronunciamento de Romero Jucá em 24/01/1997
Discurso no Senado Federal
PARABENIZANDO O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PELA CONCRETIZAÇÃO DOS COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A AMAZONIA OCIDENTAL, ESPECIALMENTE COM O ESTADO DE RORAIMA, DESTACANDO OS ESFORÇOS DE S.EXA. PARA A CONSECUÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR-174 E PARA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENERGETICOS. ARTIGO DO EMBAIXADOR VENEZUELANO NO BRASIL, SR. ALFREDO TORO HARDY, PUBLICADO NA FOLHA DE S.PAULO, DO ULTIMO DIA 14, SOB O TITULO 'BRASIL E VENEZUELA: O SENTIDO DA ALIANÇA ESTRATEGICA'.
- Autor
- Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
POLITICA EXTERNA.:
- PARABENIZANDO O PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PELA CONCRETIZAÇÃO DOS COMPROMISSOS ASSUMIDOS COM A AMAZONIA OCIDENTAL, ESPECIALMENTE COM O ESTADO DE RORAIMA, DESTACANDO OS ESFORÇOS DE S.EXA. PARA A CONSECUÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR-174 E PARA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENERGETICOS. ARTIGO DO EMBAIXADOR VENEZUELANO NO BRASIL, SR. ALFREDO TORO HARDY, PUBLICADO NA FOLHA DE S.PAULO, DO ULTIMO DIA 14, SOB O TITULO 'BRASIL E VENEZUELA: O SENTIDO DA ALIANÇA ESTRATEGICA'.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/01/1997 - Página 3113
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- ELOGIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESPECIFICAÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, MELHORIA, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, PARCERIA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
- REGISTRO, ACORDO INTERNACIONAL, BRASIL, MEMBROS, ORGANISMO INTERNACIONAL, AMERICA LATINA, COOPERAÇÃO, INTEGRAÇÃO.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com satisfação que venho, hoje, à tribuna, para registrar os rumos que o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso está dando aos compromissos e ao processo de desenvolvimento da Amazônia Ocidental e, em especial, para o meu Estado de Roraima.
Durante a campanha política, apoiamos o Presidente Fernando Henrique Cardoso e, naquela ocasião, o então candidato Fernando Henrique, em compromisso explícito com as linhas mestras do desenvolvimento da nossa região durante a campanha, firmou um pacto no sentido de que as prioridades fundamentais para o macrodesenvolvimento de Roraima seriam a pavimentação da BR-174, que liga o Estado do Amazonas e sua capital, Manaus, até a fronteira com a Venezuela, perpassando todo o nosso Estado de Roraima, e, de outro lado, uma solução também para a questão energética da Amazônia Ocidental, e em especial a de Roraima, tendo em vista o sofrimento impetrado pelo duro racionamento e pela ausência de energia elétrica na maioria dos municípios de nosso Estado.
Pois bem, Srª Presidente, passado dois anos, venho hoje à tribuna registrar, com muita satisfação, que, agora em janeiro, dois passos importantes foram dados na solução dessas duas questões. Há uma semana tive o prazer de encaminhar, pela Liderança do PFL, a votação da autorização para que o Governo brasileiro pudesse contratar junto a CAF - Corporação Andina de Fomento US$86 milhões que vão ajudar a concluir a pavimentação da BR-174, que está em obras. Esses US$86 milhões, financiados por países do Pacto Andino vão exatamente cumprir o cronograma final, integrar e entregar pavimentada a BR-174 de tanta importância para o Estado do Amazonas e para o Estado de Roraima.
Na próxima semana, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, os Ministros das Minas e Energia do Brasil e da Venezuela estarão também no Palácio do Planalto assinando o termo de acordo de compra para que, efetivamente, o Governo brasileiro e a Eletrobrás, através da Eletronorte, possam adquirir energia de Guri, na Venezuela, trazendo essa energia até Boa Vista, capital do Estado de Roraima.
A solução da linha de transmissão de Guri vai cruzar o Estado de Roraima com energia e vai levar à nossa capital o sonho de uma energia barata, de um insumo em condições de gerar o desenvolvimento.
Vamos, no prazo de dois anos, com esse ato do dia 29, substituir a energia termoelétrica, uma energia cara, que polui e cria inúmeras dificuldades ao nosso Estado, por uma energia termoelétrica mais barata, vinda da Venezuela.
Sem dúvida é um acordo extremamente importante e um passo grande para que, num segundo momento, a energia de Guri possa ser levada também até à capital do Estado do Amazonas, Manaus, porque hoje parte da energia gerada em Manaus também é de energia termoelétrica.
Mas o mais importante, Srª Presidente, é que essa solução está sendo tomada, não apenas pelo Governo brasileiro, mas em parceria com o Governo venezuelano, com os governos que fazem parte do Pacto Andino, fortalecendo o espírito do Mercosul, da integração, da parceria entre países que, há pouco tempo, estavam uns de costas para os outros.
Portanto, quero registrar aqui não só as soluções implementadas, mas a forma como o Presidente Fernando Henrique, a forma como o Itamaraty, através do Ministro Luiz Felipe Lampreia, a forma como o Ministério de Minas e Energia, através do Ministro Raimundo de Brito e do Presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz, estão dando uma solução, integrando o nosso Continente.
Por conta disso inclusive, gostaria de registrar o grande trabalho realizado pelo Embaixador da Venezuela, no Brasil, Alfredo Toro Hardy, que foi e é incansável nesse trabalho de integração.
E por isso mesmo gostaria de, ao encerrar as minhas palavras, louvando a integração Brasil-Venezuela, registrar e pedir a transcrição nos Anais desta Casa do artigo do Embaixador da Venezuela, Alfredo Toro Hardy, publicado na Folha de S. Paulo, do dia 14 de janeiro deste ano, que se intitula "Brasil e Venezuela: o sentido da aliança estratégica", e que reflete muito bem o espírito reinante nos Governos do Brasil e da Venezuela, pela integração, pelo desenvolvimento auto-sustentado, enfim, pela parceria que vai fazer com que brasileiros e venezuelanos, principalmente da Amazônia, encontrem caminhos de desenvolvimento, de respeito e de harmonia, melhorando a vida da população dos dois países.
Muito obrigado, Srª Presidente.
Era o que tinha a dizer.