Discurso no Senado Federal

JULGAMENTO PELA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA DO PEDIDO DE REPATRIAÇÃO DOS RECURSOS DESVIADOS DO INSS PELA EX-PROCURADORA JORGINA MARIA DE FREITAS FERNANDES.

Autor
Romeu Tuma (PSL - Partido Social Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • JULGAMENTO PELA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA DO PEDIDO DE REPATRIAÇÃO DOS RECURSOS DESVIADOS DO INSS PELA EX-PROCURADORA JORGINA MARIA DE FREITAS FERNANDES.
Publicação
Publicação no DSF de 29/01/1997 - Página 3256
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PAULO TARSO FLECHA DE LIMA, EMBAIXADOR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PROMOÇÃO, JULGAMENTO, JORGINA MARIA DE FREITAS FERNANDES, ADVOGADO, RESPONSAVEL, FRAUDE, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS).

O SR. ROMEU TUMA (PSL-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra para uma comunicação urgente e inadiável porque, hoje, segundo os noticiários, Senadora Benedita da Silva, se inicia o julgamento da Advogada Jorgina, que tantas falcatruas perpetrou, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, contra o INSS. Eu não poderia deixar de destacar o papel importante que o Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima desenvolveu no sentido de levar a julgamento na Corte de Miami uma fraudadora que tanto prejuízo trouxe à Previdência Social do nosso País.

É claro que as investigações que vêm sendo desenvolvidas pela administração da própria Previdência Social e do Ministério da Justiça vêm alcançando outras pessoas envolvidas com esse terrível crime. Penso que quem frauda a Previdência, quem dá golpe no dinheiro que seria do cidadão pobre, pobre mesmo, que fica na esperança de um atendimento nos hospitais públicos e de uma aposentadoria digna, é pior do que traficante de drogas. Ele desce ao nível de provocar, às vezes, um homicídio coletivo, impedindo que essas verbas cheguem a ser empregadas em benefício daqueles que contribuem para o caixa da Previdência.

Mas contamos com a vitória do Governo brasileiro; que Jorgina seja trazida para o Brasil, onde está já condenada, a fim de responder pelos seus crimes e pela recuperação de várias centenas de milhões de dólares aos quais se apoderou. Provavelmente, iria gozar dos benefícios desse dinheiro sujo se não fosse o interesse político do Governo em procurá-la desde Costa Rica, onde foi encontrada pela primeira vez, acompanhando os seus passos e tentando cercá-la através de medidas judiciais.

Agora ela vai a julgamento. O Governo americano tem interesse - isso já se discute em congressos internacionais - de punir em qualquer parte do mundo aqueles que praticam o crime contra a humanidade, aqueles que dão o golpe em dinheiro público que, em tese, teriam que reverter em benefício aos menos favorecidos.

Então, fica aqui os meus cumprimentos por essa luta, que, com certeza, será vitoriosa e as minhas homenagens ao Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, que, apesar de ter sofrido um impacto em sua saúde, não esmoreceu; continua cumprindo a sua missão com vontade, com desejo de bem representar o Brasil e trazer os benefícios de sua missão, como um embaixador determinado a trabalhar pelo Estado e buscar resultados favoráveis.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/01/1997 - Página 3256