Discurso no Senado Federal

IMPROCEDENCIA DOS RUMORES QUE CIRCULAM NA CASA, ATRIBUINDO A S.EXA. A POSSIVEL MUDANÇA DE PARTIDO POLITICO. NOTICIA DIVULGADA HOJE NO JORNAL DO BRASIL, DE QUE S.EXA. JA TERIA TOMADO UMA DECISÃO NA ESCOLHA DE UM DOS CANDIDATOS QUE ESTÃO PLEITEANDO A PRESIDENCIA DO SENADO FEDERAL.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • IMPROCEDENCIA DOS RUMORES QUE CIRCULAM NA CASA, ATRIBUINDO A S.EXA. A POSSIVEL MUDANÇA DE PARTIDO POLITICO. NOTICIA DIVULGADA HOJE NO JORNAL DO BRASIL, DE QUE S.EXA. JA TERIA TOMADO UMA DECISÃO NA ESCOLHA DE UM DOS CANDIDATOS QUE ESTÃO PLEITEANDO A PRESIDENCIA DO SENADO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 30/01/1997 - Página 3452
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • NEGAÇÃO, IMPUTAÇÃO, ORADOR, PRETENSÃO, TROCA, PARTIDO POLITICO, DESMENTIDO, NOTICIARIO, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), REFERENCIA, DECISÃO, ESCOLHA, CANDIDATO, DISPUTA, PRESIDENCIA, SENADO.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi para usar da palavra nesta tarde, Sr. Presidente, apenas para um breve esclarecimento.

Têm circulado rumores, sobretudo dentro do próprio Senado - parece-me que ainda não foram divulgados na imprensa -, de que eu estaria avaliando a possibilidade de mudança de partido.

Desejo, neste momento, negar essa possibilidade; isso não tem a menor procedência.

É possível que tenham me encontrado conversando com Líderes de outros partidos. No entanto, faço isso no quotidiano da minha vida parlamentar e sempre no sentido de fortalecer o espírito de amizade. Entendo que essa atitude é saudável à democracia e ao ambiente em que convivemos aqui no Senado da República.

De qualquer sorte, devo dizer que não é cogitável, de forma alguma, qualquer mudança partidária neste momento da minha vida pública.

O segundo ponto diz respeito à informação que o Jornal do Brasil fez publicar hoje, qual seja, a de que eu teria já tomado uma decisão com relação à votação para a Presidência da Mesa, incluindo-me entre os dissidentes do PDT. Quero dizer que, na verdade, estamos discutindo essa questão da Presidência do Senado partidariamente e iremos, no que for possível, construir um consenso dentro da Bancada do PDT no Senado da República.

Os dois candidatos à Presidência do Senado já tiveram oportunidade de conversar individualmente comigo e conhecem as razões, as minhas decisões ou os encaminhamentos que pretendo dar até chegar à decisão final.

Devo dizer que nunca neguei qualquer resposta à imprensa com relação ao tema. De modo que, se quiserem realmente saber em quem vou votar, que me façam diretamente a pergunta, a qual terei todo o carinho e todo o respeito em responder, fazendo com sinceridade e com lealdade, conforme venho tratando essa questão com os dois candidatos à Presidência do Senado.

Então, Sr. Presidente, presto esses esclarecimentos para o bem da democracia e em respeito ao trabalho que desenvolvo no meu partido, o PDT.

Esse tipo de notícia divulgada sem consulta prévia a minha pessoa e, portanto, sem procedência, coloca-me numa difícil situação dentro do meu próprio partido e até mesmo com relação ao meu Estado, em função de posições claras que sempre busquei assumir durante a minha vida parlamentar.

Fica este esclarecimento.

Certamente, os candidatos à Presidência do Senado Federal, antecipadamente, saberão do meu voto porque trabalho baseado no respeito, na lealdade e na sinceridade com os colegas desta Casa. Em política temos que agir desta maneira, sobretudo, neste Senado, que é uma Casa de elevado nível de debates políticos. Não fica bem omitirmos, oficialmente, as nossas posições e decisões.

Portanto, é assim que pretendo encaminhar esta questão. E solicito encarecidamente à imprensa que, antes de publicar algo a respeito, me consulte porque serei sincero e darei a versão real do que penso a respeito desses assuntos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/01/1997 - Página 3452