Discurso no Senado Federal

SUGERINDO A MESA PROMOVER UM DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PRESIDENCIA DO SENADO FEDERAL. SOLICITANDO TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DE ENTREVISTA COM A ECONOMISTA ELIANA CARDOSO PUBLICADA HOJE NO JORNAL DO BRASIL, EM QUE ELOGIOU ANALISE DO DESEQUILIBRIO NA BALANÇA COMERCIAL FEITA PELA ECONOMISTA, DESTACANDO SUA RECOMENDAÇÃO PARA QUE O GOVERNO FAÇA UM REAJUSTE NA POLITICA CAMBIAL.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • SUGERINDO A MESA PROMOVER UM DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PRESIDENCIA DO SENADO FEDERAL. SOLICITANDO TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DE ENTREVISTA COM A ECONOMISTA ELIANA CARDOSO PUBLICADA HOJE NO JORNAL DO BRASIL, EM QUE ELOGIOU ANALISE DO DESEQUILIBRIO NA BALANÇA COMERCIAL FEITA PELA ECONOMISTA, DESTACANDO SUA RECOMENDAÇÃO PARA QUE O GOVERNO FAÇA UM REAJUSTE NA POLITICA CAMBIAL.
Publicação
Publicação no DSF de 31/01/1997 - Página 3593
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SUGESTÃO, MESA DIRETORA, PROMOÇÃO, DEBATE, CANDIDATO, PRESIDENCIA, SENADO.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ENTREVISTA, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AUTORIA, ELIANA CARDOSO, ECONOMISTA, ANALISE, DESEQUILIBRIO, BALANÇO DE PAGAMENTOS, RECOMENDAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REALIZAÇÃO, AJUSTE, POLITICA CAMBIAL, BRASIL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estamos às vésperas de decisão muito importante para o Senado e para o Congresso Nacional. É a eleição da Presidência e da Mesa do Senado, e obviamente o Presidente do Senado é o Presidente do Congresso Nacional.

Eu gostaria, Sr. Presidente, que pudéssemos ter até a próxima terça-feira, data marcada, em princípio, para a eleição do Presidente e demais membros da Mesa, um debate no mais alto nível entre os Senadores que estão-se apresentando como candidatos à Presidência.

Sabemos todos que os Senadores Iris Rezende e Antonio Carlos Magalhães, respectivamente do PMDB e do PFL, que são as duas maiores forças em número de Senadores nesta Casa, estão-se apresentando como candidatos. Ainda que muitos de nós já tenhamos feito nossas opções - nós, por exemplo, que hoje formamos o Bloco do PT, PDT, PSB e PPS temos, em princípio, uma escolha em favor do Senador Iris Rezende, e isso é público -, avalio que será altamente positivo e engrandecedor para o Senado Federal que possamos ter a exposição de motivos, que possamos conhecer a plataforma dos Senadores Antonio Carlos Magalhães e Iris Rezende, a maneira como esperam conduzir a Casa, a maneira como pretendem fortalecer o Senado e o Congresso Nacional, a maneira como pretendem manter a nossa Casa independente do Poder Executivo, contribuindo para o equilíbrio entre os Três Poderes da República - o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. Acredito que todos os Srs. Senadores prestarão a maior atenção a um debate desse nível.

Assim, Sr. Presidente, aqueles que o Presidente José Sarney designou para dialogar com ambas as partes poderiam, até a próxima terça-feira, combinar com os candidatos o momento do debate. Avalio que isso será construtivo para todos nós.

Os candidatos, ao aceitarem a proposição de dialogarem abertamente, a par de tudo o que estiver ocorrendo nos bastidores da campanha - eventualmente pressões desse ou daquele grupo, pressões dos partidos ou de qualquer tipo de poder - o Senado ganhará com um debate dessa natureza.

Deixo essa sugestão à Mesa. Acredito que ela servirá para o fortalecimento do Senado Federal, por isso, solicito que V. Exª a encaminhe ao Presidente José Sarney.

Sr. Presidente, gostaria ainda de requerer seja transcrita nos Anais do Senado Federal entrevista hoje publicada no Jornal do Brasil, à pág. 17, com a economista Eliana Cardoso, que faz uma análise extremamente bem-feita do desequilíbrio da balança de pagamentos do Brasil e recomenda, fortemente, ao Governo Federal que realize um ajuste da política cambial.

É tão bem formulada a análise da Srª Eliana Cardoso que acredito deva ser objeto de exame por parte dos Srs. Senadores e dos próprios membros do Executivo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/01/1997 - Página 3593