Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR DARCY RIBEIRO.

Autor
Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENADOR DARCY RIBEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/1997 - Página 4105
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DARCY RIBEIRO, SENADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. JADER BARBALHO  (PMDB-PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome da Bancada do PMDB, desejo registrar, em que pese as manifestações de diversos companheiros a respeito de Darcy Ribeiro, não aspectos que já foram ressaltados, pois entendo que Darcy Ribeiro viveu várias vidas em uma vida só.

Aqui já se pôde destacar, e a imprensa o tem feito nas últimas 48 horas, todas as facetas da vida de Darcy Ribeiro. Desejaria ressaltar, Sr. Presidente, em breves palavras, o sentimento que recolhemos de Darcy, de que ele foi um homem de bem com a vida, porque viveu de forma coerente, ou seja, que a vida dele não foi apenas o lado leve das homenagens que recebeu ao longo de sua vida e, particularmente, no final dela e que está, ainda hoje, a receber e haverá ainda de receber registros na História do Brasil pelos serviços prestados.

Aqui já foi dito que Darcy também foi um exilado político. Darcy também foi um proscrito numa determinada época neste País. Darcy teve oportunidade de ser um homem de Governo e de ser um homem de Oposição. Darcy, portanto, teve a chance de, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vivendo de bem com a vida, ter o reconhecimento de todos nós, da sociedade brasileira, ainda em vida, o que não é dado a todos. Tantos, na História deste País, como na história da humanidade, só com o tempo, depois que as paixões passam, têm o reconhecimento sereno da História.

Darcy Ribeiro foi um privilegiado, porque, ainda em vida, teve a oportunidade de ser reconhecido neste País, inclusive por aqueles a quem ele fez oposição, por aqueles com quem teve divergências.

Por isso mesmo, Sr. Presidente, em nome da Bancada do PMDB, quero neste tributo de homenagem a esta grande figura que pertence à História do Brasil, que é Darcy Ribeiro, cumprimentá-lo, já na posteridade, pela coerência. Este Darcy Ribeiro que dispensa, neste momento, a enumeração dos cargos, porque também teve o privilégio de estar acima deles.

Darcy Ribeiro, hoje, na História do Brasil e para a sociedade brasileira, não é o Darcy Ribeiro Senador da República, Ministro da Educação, Chefe da Casa Civil da Presidência da República, enfim, todos os cargos que ocupou, Darcy Ribeiro, na verdade, Sr. Presidente, conseguiu ser Darcy Ribeiro acima de todos os cargos que ocupou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/1997 - Página 4105