Discurso no Senado Federal

COMEMORAÇÕES, HOJE, NA BAHIA, DO CENTENARIO DE NASCIMENTO DE EPAMINONDAS HERBERT DE CASTRO E DOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DO IBIT - INSTITUTO BRASILEIRO PARA INVESTIGAÇÃO DA TUBERCULOSE.

Autor
Josaphat Marinho (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Josaphat Ramos Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÕES, HOJE, NA BAHIA, DO CENTENARIO DE NASCIMENTO DE EPAMINONDAS HERBERT DE CASTRO E DOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DO IBIT - INSTITUTO BRASILEIRO PARA INVESTIGAÇÃO DA TUBERCULOSE.
Publicação
Publicação no DSF de 26/02/1997 - Página 4360
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, NASCIMENTO, EPAMINONDAS HERBERT DE CASTRO, EX-DEPUTADO, JUIZ, ESTADO DA BAHIA (BA).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO, INVESTIGAÇÃO, TUBERCULOSE, ESTADO DA BAHIA (BA).

O SR. JOSAPHAT MARINHO (PFL-BA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, comemoram-se na Bahia, neste momento, duas datas de expressivo sentido social e cultural.

Uma é o centenário de nascimento de Epaminondas Herbert de Castro. V. Exª mesmo o conheceu muito bem e participa dessa homenagem. Trata-se de um filho de Ilhéus, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; foi Juiz, foi Deputado Estadual, Professor, Procurador-Geral do Estado, Secretário de Governo, membro do Tribunal de Contas do Estado. Era um homem de trato simples, sóbrio, tímido mesmo, mas de irrecusável competência jurídica e de cultura geral. Cumpriu, com absoluto rigor e correção, todas as tarefas que ocupou. Foi membro da Academia Baiana de Letras e entre as páginas que nela deixou há um brilhante estudo a respeito de Teixeira de Freitas. Recordá-lo a Bahia, neste momento, é um ato de justiça.

A outra data é a dos 60 anos de fundação do IBIT - Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose. Também V. Exª conhece bem a Instituição. Nascida modestamente nos porões do ambulatório da Faculdade de Medicina, cresceu, desenvolveu-se, aperfeiçoou seus trabalhos de pesquisa científica e de assistência social. Ampliou-os a ponto de prestar relevantes serviços à comunidade baiana. Hoje, ao completar 60 anos, o IBIT tem a seu lado, anexo, o Hospital Santo Amaro, tudo sob a supervisão da Fundação José Silveira.

No momento em que se assinalam os serviços desta Instituição, é justo dar saliência ao nome do Professor José Silveira. Foi o seu criador, foi o seu animador, foi quem, em verdade, o manteve, transformando o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose numa instituição de renome nacional e internacional. Não é apenas um instituto regional; é um órgão de pesquisa e de cultura científica, a que aliou a capacidade de prestar serviços à comunidade.

O Instituto e seu criador merecem ser lembrados nesta Casa, pelos bons serviços prestados à cultura médica e à sociedade baiana.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - A Mesa se associa - e comigo na Presidência não poderia deixar de fazê-lo - às homenagens prestadas aos dois acontecimentos salientados pelo eminente Senador Josaphat Marinho, quais sejam, os 60 anos da fundação do IBIT, sempre dirigido pela capacidade e pela eficiência do professor José Silveira, e o centenário do Dr. Epaminondas Herbert de Castro, que foi, sem dúvida, uma das maiores figuras da Bahia contemporânea. Tive a honra de com ele lidar, por algum tempo e com a sua família, podendo testemunhar, como faz o Senador Josaphat Marinho, a sua capacidade, a sua cultura e a sua dignidade de homem público.

Daí por que nos associamos, neste instante, a essas manifestações à Bahia e ao próprio País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/02/1997 - Página 4360