Discurso no Senado Federal

PREOCUPAÇÃO DO SINDICATO DOS BANCARIOS DE VITORIA DA CONQUISTA/BA E REGIÃO, DIANTE DA NOTICIA DE QUE O BANCO DO BRASIL VAI FECHAR O CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS E COMUNICAÇÕES, QUE FUNCIONA NO MUNICIPIO.

Autor
Josaphat Marinho (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Josaphat Ramos Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • PREOCUPAÇÃO DO SINDICATO DOS BANCARIOS DE VITORIA DA CONQUISTA/BA E REGIÃO, DIANTE DA NOTICIA DE QUE O BANCO DO BRASIL VAI FECHAR O CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS E COMUNICAÇÕES, QUE FUNCIONA NO MUNICIPIO.
Publicação
Publicação no DSF de 28/02/1997 - Página 4708
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, RECEBIMENTO, SOLICITAÇÃO, SINDICATO, BANCARIO, IMPEDIMENTO, GOVERNO, FECHAMENTO, CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS (CPD), BANCO DO BRASIL, MUNICIPIO, VITORIA DA CONQUISTA (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).
  • SOLICITAÇÃO, AUTORIDADE FEDERAL, IMPEDIMENTO, FECHAMENTO, CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS (CPD), BANCO DO BRASIL, MUNICIPIO, VITORIA DA CONQUISTA (BA), ESTADO DA BAHIA (BA), GARANTIA, EMPREGO, REGIÃO.

O SR. JOSAPHAT MARINHO (PFL-BA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebi apelo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista e Região que deve ser transmitido ao Presidente do Banco do Brasil, e vou fazê-lo por meio desta tribuna, que é o órgão próprio para que a administração tome conhecimento de fatos que lhe dizem respeito. O Sindicato, diante da possibilidade de fechamento do Centro de Processamento de Dados e Comunicações do Banco do Brasil, revela-se assustado com a providência que se diz em curso de ser adotada. Observa que esse Centro já funciona em Vitória da Conquista há dezoito anos, realizando os mais diversos tipos de serviços de suporte das dependências do Banco do Brasil. Além do mais, centraliza os serviços de compensação de cheques e outros papéis de nove bancos, em trinta e três praças da região.

Por outro lado, o Sindicato pondera que o fechamento desse Centro de Processamento de Dados implicará na cessação do funcionamento de 800 postos de trabalho, atingindo funcionários do Banco do Brasil e de serviços auxiliares.

Além disso, o apelo esclarece que Vitória da Conquista é sabidamente um entroncamento ferroviário, de onde pode esse Centro de Processamento prestar serviço a todo o Oeste, Sul e Sudoeste da Bahia, mais o Norte de Minas Gerais.

O Centro, portanto, além de funcionar há dezoito anos, presta relevantes serviços a Conquista e a toda a região.

Convém assinalar, para os que porventura não conheçam a cidade de Vitória da Conquista, que se trata de uma cidade ampla, de grande atividade econômico-financeira, podendo, portanto, justamente manter esse Centro de Processamento de Dados em funcionamento.

Esta é a aspiração que manifesta o Sindicato dos Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista e Região e que eu, transmitindo ao Senado, por intermédio dele faço também levar ao conhecimento do Presidente do Banco do Brasil, para as providências que lhe parecerem cabíveis.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/02/1997 - Página 4708