Discurso no Senado Federal

DEFESA DA TRANSPOSIÇÃO DAS AGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • DEFESA DA TRANSPOSIÇÃO DAS AGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/1997 - Página 4631
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • DEFESA, PRIORIDADE, GOVERNO, ESTUDO, TRANSPOSIÇÃO, AGUAS FLUVIAIS, RIO SÃO FRANCISCO, IRRIGAÇÃO, FAVORECIMENTO, ESTADO DA PARAIBA (PB), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DO CEARA (CE).

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta deve ser pelo menos a décima vez que ocupo esta tribuna para pedir prioridade de estudos e o início de obras da transposição das águas do rio São Francisco.

Houve um aceno do Palácio do Planalto na continuidade desses estudos, o que nos permitirá dar continuidade a essa obra; obra essa que beneficiaria os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Sr. Presidente, sabemos que muitos desses Estados querem a água para irrigação e até para consumo animal. No caso do meu Estado, insistimos na necessidade por uma razão simples: primeiro, as previsões meteorológicas indicam que vamos entrar num ciclo de seca, e não adianta chorar quando já não tem solução. Temos que tomar uma atitude, temos que determinar agora, enquanto não estamos sob a calamidade da seca. Com toda a certeza, se não fizermos essa transposição e se a água dessa transposição não correr pelo leito seco do rio Paraíba, vamos ter problemas muito sérios no Cariri e no Curimataú da Paraíba.

Estamos alertando, Sr. Presidente, Srs. Senadores, no sentido de que implementemos as ações de forma a que haja solução: que nós possamos ter água não só para a irrigação, mas, no caso da Paraíba, para consumo animal e humano.

Ouvimos, com alegria, esse aceno, esse alento partido do Planalto, mas esperamos que esse alento se transforme em ação, em realidade.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/1997 - Página 4631