Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM OS SERINGUEIROS DA AMAZONIA PELAS CONQUISTAS OBTIDAS NA SEMANA PASSADA EM BRASILIA JUNTO AO GOVERNO FEDERAL, COM RELAÇÃO AS REIVINDICAÇÕES QUE APRESENTARAM DIRETAMENTE AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • CONGRATULANDO-SE COM OS SERINGUEIROS DA AMAZONIA PELAS CONQUISTAS OBTIDAS NA SEMANA PASSADA EM BRASILIA JUNTO AO GOVERNO FEDERAL, COM RELAÇÃO AS REIVINDICAÇÕES QUE APRESENTARAM DIRETAMENTE AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/1997 - Página 5548
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, SERINGUEIRO, REGIÃO AMAZONICA, OBTENÇÃO, RESULTADO, REIVINDICAÇÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VIABILIDADE, ABERTURA DE CREDITO, FACILITAÇÃO, ACESSO, FINANCIAMENTO, SETOR, PRODUÇÃO, BORRACHA.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero, nesta oportunidade, congratular-me com os seringueiros da Amazônia pelas conquistas obtidas na semana passada em Brasília junto ao Governo Federal, com relação às reivindicações que apresentaram diretamente ao Presidente da República.

Estive na audiência com o Presidente na companhia dos Senadores Nabor Júnior e Marina Silva, na quarta-feira, dia 5. Participavam também os coordenadores do Conselho Nacional dos Seringueiros e dos Conselhos Estaduais de Seringueiros dos Estados da Amazônia. Pude acompanhar e ouvir a afirmação do Presidente da República de que empenhará todos os esforços no sentido de que a borracha produzida na Amazônia possa ser competitiva tanto no mercado nacional quanto no internacional.

O Presidente assumiu com os seringueiros o compromisso de viabilizar linha de crédito, através do Prodex - Programa de Apoio e Desenvolvimento da Amazônia, da ordem de aproximadamente R$24 milhões, e ainda desburocratizar o acesso aos financiamentos do setor.

Entende o Presidente também, conforme manifestou-se, que é importante o Governo atuar nesse setor e assumir os custos ambientais para que não se intensifique a depredação do meio ambiente amazônico, sobretudo nas áreas dos seringais.

Assim, Sr. Presidente, é positiva a manifestação do Senhor Presidente da República, bem como a sensibilidade que demonstrou aos pleitos dos seringueiros da Amazônia e a determinação com que se manifestou ao afirmar que vontade política não falta e não faltará ao Governo Federal para retomar o Programa da Borracha da Amazônia, importante sobretudo para a melhoria da qualidade de vida da população que explora os seringais amazônicos.

Sr. Presidente, fica aqui a minha manifestação. Infelizmente, não pude participar de todas as reuniões e manifestações dos seringueiros em Brasília, pois tinha compromissos em meu Estado, mas acompanhei representantes dos seringueiros na audiência com o Presidente da República. Dessa forma, pude contribuir humildemente para que a Amazônia possa retomar esse importante programa, alavancando novamente o setor de produção da borracha na Amazônia.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/1997 - Página 5548