Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CALAMIDADE ENFRENTADA POR MUNICIPIOS ACREANOS, PROVOCADA PELAS INUNDAÇÕES. APELO AS ORGANIZAÇÕES GLOBO, NO SENTIDO DE DESENVOLVEREM UMA CAMPANHA DE AMBITO NACIONAL EM FAVOR DOS FLAGELADOS PELAS ENCHENTES DO ACRE.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • CALAMIDADE ENFRENTADA POR MUNICIPIOS ACREANOS, PROVOCADA PELAS INUNDAÇÕES. APELO AS ORGANIZAÇÕES GLOBO, NO SENTIDO DE DESENVOLVEREM UMA CAMPANHA DE AMBITO NACIONAL EM FAVOR DOS FLAGELADOS PELAS ENCHENTES DO ACRE.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/1997 - Página 5626
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, FERNANDO CATÃO, SECRETARIO, MINISTERIO EXTRAORDINARIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (SEPRE), MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (MPO), DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, AUXILIO, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, RIO BRANCO (AC), SENA MADUREIRA (AC), FEIJO (AC), MANUEL URBANO, SANTA ROSA (RS), TARAUACA (AC), ESTADO DO ACRE (AC).
  • SOLICITAÇÃO, ROBERTO MARINHO, PRESIDENTE, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PROMOÇÃO, CAMPANHA, AMBITO NACIONAL, FAVORECIMENTO, SOLUÇÃO, INUNDAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC).

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB-AC. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Acre enfrenta uma situação de calamidade que se agrava dia a dia, um quadro deveras preocupante e, até mesmo, dramático. O Senador Flaviano Melo para lá se deslocou no dia de ontem e vem dando conta da evolução do problema. Segundo S. Exª, hoje a cidade de Rio Branco, Capital do Estado do Acre, está com mais de 60 bairros - ou seja, quase 50% da sua área física - comprometidos pelos altos níveis atingidos pelo rio Acre.

Também o Município de Sena Madureira enfrenta uma situação gravíssima, já com 80% de suas terras embaixo d´água. Outras cidades, além de Rio Branco e Sena Madureira, também foram atingidas pelas inundações dos rios que as servem: o Envira, na cidade de Feijó, e o Purus, flagelando os Municípios de Manuel Urbano e Santa Rosa. A cidade de Tarauacá, de onde sou originário, também está enfrentando momentos de dificuldade com o transbordamento do rio que lhe dá o nome.

A gravidade da situação em todo o Estado do Acre já é do conhecimento da Casa, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que ouviram os relatos feitos por mim, no cumprimento do dever de representante do povo acreano, com a cobrança de efetivo apoio por parte do Governo Federal. Esse veemente apelo foi endereçado em primeiro plano à Secretaria de Assuntos Regionais, dirigida pelo Ministro Fernando Catão, que, em resposta, começa a desenvolver ações de socorro às populações vitimadas pela violência das águas.

A situação se afigura tão desesperadora que precisamos acionar todas as forças vivas desta Nação, principalmente seus mais importantes veículos de comunicação com a sociedade. Portanto, além de reiterar a urgência do apoio do Governo Federal, dirijo um dramático apelo aos empresários e profissionais da imprensa, a começar pelo Dr. Roberto Marinho, Diretor-Presidente das Organizações Globo, para que ele oriente a TV Globo, o jornal O Globo, e as rádios afiliadas à sua rede, no sentido de desenvolverem uma campanha em favor dos flagelados pelas enchentes do Acre.

A sensibilidade e a solidariedade da população brasileira sempre afloram em situações como essa. Todos estamos lembrados de que, em 1988, quando ocorreu uma enchente semelhante, a população brasileira mobilizou-se e - respondendo à campanha feita pela televisão, pelo rádio, pelos jornais - enviou muitas toneladas de alimentos, que se mostraram fundamentais no socorro às pessoas atingidas pelas inundações ocorridas naquele ano no Estado do Acre e que agora, desgraçadamente, se repetem.

Daí o pedido que formulo, em nome de todo o povo acreano, ao Dr. Roberto Marinho. E, no mesmo contexto, venho pedir também a V. Exª, Sr. Presidente Antônio Carlos Magalhães, amigo pessoal do Dr. Roberto Marinho, que interceda junto a S. Sª em favor da realização dessa campanha, a nível nacional, para socorrer as comunidades acreanas atingidas pelas inundações, que já somam mais de cem mil pessoas nos diversos municípios do meu Estado.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/1997 - Página 5626