Pronunciamento de Nabor Júnior em 14/03/1997
Discurso no Senado Federal
MANUAL DE INSTRUÇÃO ELABORADO PELA SUDAM, CONTENDO TODAS AS INFORMAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DE CONVENIOS COM GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS MUNICIPAIS NO PRESENTE EXERCICIO FINANCEIRO.
- Autor
- Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
- Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- MANUAL DE INSTRUÇÃO ELABORADO PELA SUDAM, CONTENDO TODAS AS INFORMAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DE CONVENIOS COM GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS MUNICIPAIS NO PRESENTE EXERCICIO FINANCEIRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/03/1997 - Página 5688
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- ELOGIO, TRABALHO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), ELABORAÇÃO, MANUAL, NORMAS, CELEBRAÇÃO, CONVENIO, GOVERNO ESTADUAL, PREFEITURA MUNICIPAL, GARANTIA, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, EXERCICIO FINANCEIRO.
O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB-AC. Pronuncia o seguinte discurso. ) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho trazer a V. Exªs, na presente sessão do Senado Federal, um breve porém importante registro, que aponta o caminho da firme serenidade na busca de soluções efetivas para a Amazônia e seus problemas.
Estamos na época dos manuais, dos anglicismos tecnocráticos que confundem e nada resolvem - e, por isso, merece destaque o trabalho desenvolvido pela Sudam para a celebração de convênios com Governos Estaduais e Prefeituras Municipais no presente exercício financeiro. E, o que é mais importante, já prevê até os contratos do ano vindouro, ato responsável que procura garantir recursos orçamentários passíveis de aplicação dentro das disponibilidades da União e das reais aspirações das comunidades amazônicas.
O manual de instruções elaborado pela Sudam é, na realidade, uma cartilha simples, completa e objetiva, contendo todos os passos para o acerto de convênios e sua adequação às linhas de ação dignas do apoio da Sudam, de modo a viabilizar a execução do objeto do convênio no exercício de competência do Orçamento, obedecendo ao princípio constitucional da anualidade orçamentária.
O Superintendente da Sudam, José Artur Guedes Tourinho, informou-me que está promovendo reuniões entre seus técnicos e Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais e entidades comunitárias, dentro do que chama de "esforço no sentido de fortalecer a articulação entre os diversos níveis de governo, em prol do desenvolvimento regional".
E, para que não haja a menor dúvida ou possibilidade de erro na busca das poucas verbas disponíveis, o manual da Sudam é acompanhado de outra cartilha prática e eficiente, contendo as linhas de ação propriamente ditas, ou seja: no volume principal, a entidade discrimina os objetos passíveis de atendimento via convênios e, no anexo, o roteiro para sua implementação correta e à prova dos desperdícios que tanto depauperam os cofres públicos.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é sempre motivo de satisfação poder destacar um ponto positivo na ação governamental, mormente quando se relaciona com a nossa abandonada e mistificada Região Amazônica - e o faço, hoje, na esperança de que nos administradores regionais, nos mais diversos níveis, e nas entidades comunitárias chamadas a compartilhar as propostas da Sudam, em todos haja o espírito construtivo e racional que se destaca no roteiro estrutural a eles proposto.