Pronunciamento de Sebastião Bala Rocha em 18/03/1997
Discurso no Senado Federal
TRINTA DIAS DE PASSAMENTO, ONTEM, DO SENADOR DARCY RIBEIRO. APELO A CELERIDADE NA TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE RESOLUÇÃO DE SUA AUTORIA QUE INSTITUI O PREMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DARCY RIBEIRO.
- Autor
- Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
- Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- TRINTA DIAS DE PASSAMENTO, ONTEM, DO SENADOR DARCY RIBEIRO. APELO A CELERIDADE NA TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE RESOLUÇÃO DE SUA AUTORIA QUE INSTITUI O PREMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DARCY RIBEIRO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/03/1997 - Página 5992
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, DARCY RIBEIRO, SENADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
- SOLICITAÇÃO, SENADOR, ACELERAÇÃO, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIA, ORADOR, CRIAÇÃO, PREMIO, AMBITO NACIONAL, EDUCAÇÃO, HOMENAGEM, DARCY RIBEIRO.
O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT-AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, dia 17, completou um mês do desaparecimento de Darcy Ribeiro. Todos guardamos uma imensa saudade e jamais deixaremos de lembrar a sua importância para nosso País em todos os setores em que desenvolveu suas atividades, mas, em especial, no setor educacional da Nação.
Em função disso, quero relembrar à Casa - inclusive já conversei a esse respeito com o Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Bernardo Cabral - que tramita na CCJ um projeto de resolução de minha autoria, desde o segundo semestre do ano passado, que institui o Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro.
Era minha intenção homenageá-lo ainda em vida, para que pudesse, anualmente, na data do seu aniversário, oferecer, ele próprio, à pessoa física ou jurídica que se destacasse no setor educacional do País, um prêmio concedido pelo Congresso Nacional, o "Prêmio Nacional de Educação Darcy Ribeiro". Infelizmente, Darcy, como disse, desapareceu repentinamente e nos obriga, agora, a reverenciar sua memória.
Eu gostaria, portanto, neste momento, mais uma vez, de fazer este apelo, para que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania vote, amanhã, o Projeto de Resolução, que já tem pronto o parecer favorável.
Era este o apelo que eu gostaria de fazer aos Srs. Senadores e, sobretudo, ao Presidente da Casa, com quem conversei há pouco, para fazermos justiça à memória desse grande Professor, Educador, Antropólogo e Senador da República, além de outros cargos que ocupou com destaque na nossa Nação, que foi Darcy Ribeiro.
Muito obrigado, Sr. Presidente.