Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 24/03/1997
Discurso no Senado Federal
HOMENAGENS DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ESTADUAL - CONSTITUINTE ESTADUAL DE 1934 - CARLOS EDUARDO BENEVIDES.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGENS DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ESTADUAL - CONSTITUINTE ESTADUAL DE 1934 - CARLOS EDUARDO BENEVIDES.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/03/1997 - Página 6529
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, CARLOS EDUARDO BENEVIDES, EX-DEPUTADO, ESTADO DO CEARA (CE).
- APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, ENCAMINHAMENTO, PESAMES, FAMILIA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO CEARA (CE).
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Carlos Eduardo Benevides, conhecido como Carlito Benevides, nasceu em Pacatuba, a 13 de dezembro de 1904. Era farmacêutico de profissão, tendo sido proprietário, em Fortaleza, das farmácias Belém, Theodorico e Popular.
Juntamente com Clóvis Arrais Maia, Ibiapina Siqueira e Abílio Vieira de Melo fundou, na década de 70, a Cooperativa de Crédito do Comércio e Popular Ltda, sendo seu diretor-gerente, incumbido de chefiar a área operacional.
Exerceu liderança política em Pacatuba, Guaiúba e Itaitinga, dentre outros municípios, juntamente com o seu irmão Eduardo, Carlito Benevides elegeu-se, em 1934, Deputado à Assembléia Legislativa do Ceará sob a legenda da Liga Eleitoral Católica. Constituinte àquela época, é o último sobrevivente entre os trinta membros que compunham aquela Casa do Povo.
Na eleição indireta de Governador do Estado, seu voto foi decisivo para garantir a vitória de Francisco Menezes Pimentel, escolhido por 16 votos contra 14 dados ao seu concorrente, José Acioly. Mesmo sem mandato, continuou, no pós-democratização, a exercer atividades partidárias, integrando o Diretório Municipal do PSD de Fortaleza.
Somente no pleito de 1974, Carlito Benevides retornou à Assembléia Legislativa, tomando assento em cadeira até há bem pouco ocupada por seu filho, Mauro Benevides, vitorioso, em memorável campanha, para o Senado Federal, Senador que foi aqui por dois mandatos e ex-Presidente desta Casa.
Entre os seus Pares, Carlito granjeou respeito e simpatia, cumprindo, com seriedade e espírito partidário, o mandato de que fora investido com quase 11 mil sufrágios, na legenda do então Movimento Democrático Brasileiro.
Os seus sucessores no Legislativo cearense foram os netos Carlos Benevides e Mauro Benevides Filho, este exercendo atualmente a Liderança da Bancada do PSDB.
Além de Mauro Benevides, são seus filhos Mirtes Benevides Amaro, casada com Dr. Irineu Amaro, e o médico Maurício Cabral Benevides, Presidente da Academia Cearense de Retórica, que foi meu colega no Ginásio Farias Brito e depois na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Era casado, há 65 anos, com a Srª Nenzinha Cabral Benevides.
Carlito Benevides faleceu no dia 20 próximo passado, em Fortaleza.
Essa a razão do meu requerimento, Sr. Presidente.