Discurso no Senado Federal

COMUNICANDO O RECEBIMENTO DE OFICIO DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES MARITIMOS, FLUVIAIS E PESCADORES, SOLICITANDO DE S. EXA. ESFORÇOS JUNTO AS AUTORIDADES COMPETENTES, NO SENTIDO DA LIBERAÇÃO URGENTE DA VERBA PARA CUSTEIO DA CIA. DE NAVEGAÇÃO LLOYD BRASILEIRO.

Autor
Josaphat Marinho (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Josaphat Ramos Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • COMUNICANDO O RECEBIMENTO DE OFICIO DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES MARITIMOS, FLUVIAIS E PESCADORES, SOLICITANDO DE S. EXA. ESFORÇOS JUNTO AS AUTORIDADES COMPETENTES, NO SENTIDO DA LIBERAÇÃO URGENTE DA VERBA PARA CUSTEIO DA CIA. DE NAVEGAÇÃO LLOYD BRASILEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/1997 - Página 6541
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, LIQUIDAÇÃO, COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO LLOYD BRASILEIRO (CNLB), ATRASO, SALARIO, CONTAS, SERVIÇOS PUBLICOS.
  • REGISTRO, NAVIO BRASILEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, FALTA, COMBUSTIVEL, IMPOSSIBILIDADE, TRIPULAÇÃO, RETORNO, BRASIL.
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, TRANSMISSÃO, REIVINDICAÇÃO, FEDERAÇÃO NACIONAL, TRABALHADOR, TRANSPORTE MARITIMO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF).

O SR. JOSAPHAT MARINHO (PFL-BA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebi correspondência da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos Fluviais e Pescadores, cuidando de assunto que, por sua urgência, trago ao conhecimento do Senado.

O Presidente da organização dá-me conhecimento da situação em que se encontra a Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, há mais de um ano em processo de liquidação. E informa que o quadro é de atraso salarial desde janeiro último; há falta de verbas para pagamento de contas de luz, água, rancho, reparo e manutenção da frota, constante de 21 navios. Acrescenta que os navios Rio Assu e Rio Coari encontram-se em Hong Kong e Xangai sem combustível, rancho e água prestes a acabar, e sem condições financeiras de retorno ao Brasil, com cerca de 28 tripulantes, cada um deles em estado psicológico profundamente afetado pelo stress e pela incerteza provocada diante do descaso do Governo federal.

Em face desses fatos, o Presidente da Federação, Ricardo Leite Goulart Ponzi, pede que sejam adotadas providências, junto ao Ministro Pedro Malan, no sentido de liberação dos recursos financeiros para aquela empresa de navegação.

Não tenho outra forma de atender ao justo apelo, senão da tribuna do Senado. Não costumo freqüentar os gabinetes ministeriais. Uso, portanto, esta tribuna. Transmito à Casa o fato e solicito a V. Exª que faça chegar ao Sr. Ministro da Fazenda ou a quem for de direito o conhecimento dessas notícias, na expectativa de que providências sejam adotadas, até porque os fatos que ocorrem são prejudiciais também ao renome do País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/1997 - Página 6541