Pronunciamento de Epitácio Cafeteira em 01/04/1997
Discurso no Senado Federal
SOLIDARIZANDO-SE COM A POSIÇÃO DO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, RELATIVAMENTE A AGILIZAÇÃO DO PROJETO QUE PUNE O CRIME DE TORTURA.
- Autor
- Epitácio Cafeteira (PPB - Partido Progressista Brasileiro/MA)
- Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- SOLIDARIZANDO-SE COM A POSIÇÃO DO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, RELATIVAMENTE A AGILIZAÇÃO DO PROJETO QUE PUNE O CRIME DE TORTURA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/04/1997 - Página 6862
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, DECISÃO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, PRESIDENTE, SENADO, SOLICITAÇÃO, URGENCIA, VOTAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PROJETO DE LEI, PUNIÇÃO, CRIME, TORTURA, ANTERIORIDADE, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA.
O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPB-MA. Pela ordem. Sem revisão do orador. ) - Sr. Presidente, também me congratulo com V. Exª pela decisão de votarmos imediatamente a referida matéria.
Não posso deixar de registrar que a imprensa cumpriu o seu dever ao mostrar cenas como aquelas: pessoas espancadas, torturadas e até mesmo mortas pela polícia.
Mas estamos assistindo também neste País, Sr. Presidente, a espancamentos, torturas e tentativas de morte moral. Tudo isso em função da CPI dos Precatórios. Qualquer notícia serve para que haja espancamento, tortura e tentativa de morte moral das pessoas citadas. Estamos vivendo, mais ou menos, no estilo de Pirandello: "Assim é, se lhe parece"; cada um julga segundo aquilo que lhe parece.
Congratulo-me com V. Exª, Sr. Presidente, pois desejo que não haja linchamento moral enquanto não houver provas contra qualquer pessoa.
Ontem, vimos pessoas serem torturadas, espancadas e até mortas, sem que se soubesse se eram culpadas por alguma coisa. Vimos também que isso ocorre com a maior naturalidade, desde que seja notícia e ocupe as manchetes dos jornais.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.